segunda-feira, 14 de março de 2011

II SEMANA DE LETRAS

VISITE O BLOG DA II SEMANA DE LETRAS
http://semanadeletrasfslf.blogspot.com



A Semana de Letras da Faculdade São Luís de França é um evento de cunho acadêmico científico e cultural que tem como principal objetivo compartilhar com o conjunto dos estudantes do curso, o corpo docente e demais interessados os resultados do processo de ensino-aprendizagem, colhidos no contexto específico das disciplinas vigentes. Para além desse momento interdisciplinar, em que ocorre o intercâmbio de trabalhos produzidos no decorrer das diversas práticas e atividades realizadas durante o semestre, a Semana de Letras conta com a presença de convidados que vêm enriquecer o evento, trazendo em forma de conferências, debates ou apresentações artísticas, contribuições de importância crucial ao desenvolvimento do tema gerador do encontro. A II Semana de Letras da FSLF trará como tema “A Presença da Cultura Popular na Literatura Nordestina”, e terá como destaque a apresentação da Banda de Pífano de Aracaju e as participações do pesquisador e folclorista Jackson da Silva Lima e do poeta cordelista João Firmino Cabral, nomes de grande valor no contexto da cultura sergipana.

Vilma Mota Quintela
Coordenadora do Curso de Letras



Foi destaque, no dia 25, a mesa redonda sobre a literatura de cordel e a tradição popular nordestina, com a presença do cordelista sergipano João Firmino Cabral, considerado, dentre os poetas em atuação, uma das maiores expressões da literatura popular nordestina, e dos poetas Gigi (Josineide Dantas) e Zé Antônio, ambos sócios fundadores e membros atuantes da ASCORESE (Associação de Cordelistas e Repentistas de Sergipe). O evento contou ainda com a exibição do documentário Cordel Nosso, de Marcelo Roque. Levado ao ar pela TV Aperipê, em 2006, o documentário em vídeo nos dá uma noção singular do movimento contemporâneo do cordel e do repente em Sergipe. Nossa imensa gratidão aos poetas que vieram, generosamente, enriquecer a nossa Semana, com a transmissão de saberes de inestimável valor, muitos dos quais não se aprendem em livros. Que da experiência vivenciada surjam e se desenvolvam novas iniciativas, estudos e trabalhos em torno da nossa secular e substancial cultura popular.









O AUTO DA BARCA DO INFERNO
Quinhentismo, obra concebida em português arcaico por Gil Vicente, reconhecido como o primeiro dramaturgo da língua portuguesa, teve uma inusitada versão no dialeto "nordestinês", na II Semana de Letras da FSLF. Matéria de estudo da disciplina Literatura Portuguesa I, a peça, que compõe a "trilogia das barcas", foi brilhantemente adaptada pela acadêmica Suzy Dayse Vasconcelos que dirigiu e, junto com seus colegas do 3º período, produziu um espetáculo digno de nota. Há que se destacar o cenário em estilo barroco, assinado pela também acadêmica Ana Moura; a trilha sonora idealizada por Suzy, que juntou sucessos esquecidos de Paulo Diniz com clássicos da MPB de Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Raul Seixas; o rico figurino, com destaque para a caracterização do diabo (que virou uma extravagante diaba na versão nordestina) e de Gil Vicente, que aparece na peça como narrador; e a performane visceral de Suzy Dayse, interpretando "Cálice". Isso sem falar no elenco de atores e figurantes (confira a ficha técnica no 1º post dedicado à peça), formado por acadêmicos que se revelaram verdadeiros valores artísticos. O resultado, como não podia deixar de ser, foi o deleite e a receptividade geral dos presentes, que se emocionaram com o belo resultado, decorrente de um árduo trabalho, feito com o amor característico dos amadores e a responsabilidade esperada dos profissionais. Parabéns. Sem dúvida, nota 10!
FICHA TÉCNICA

O AUTO DA BARCA DO INFERNO
DE GIL VICENTE

3º Período de Letras ( 2009/2)

Prof .Dra. Vilma Mota Quintela

Adaptação, Direção e Sonoplastia
Suzy Dayse Vasconcelos

Personagens
Diabo- Ângela Cristina
Companheiro- Maria Klejdi
Anjo- Magda Cavalcante
Fidalga- Maryssandra Melo
Agiota- Ana Claudia Ribeiro
Parvo- Paulyne Souza
Sapateiro- Claudia Andrade
Frade- Marivaldo dos Santos
Cabocla- Deise Nascimento
Brígida –Rosélia Vieira
Corregedor- Joseane Inácio
Narrador- Ana Moura
Patativa- Carmélia Menezes
Poeta-Maria Tamires
Poeta-Paula Graziella
Poeta- Suzy Dayse

Sonoplastia Técnica
Jairo e Robson

Cenário
Ana Moura

Logística
Mara e Flávia



A via poética é uma das mais ricas formas de se apresentar/apreciar a arte.
Originou-se e desenvolveu-se a partir das Dionisíacas festas em honra ao deus dionísio, que incluía o espetáculo de mímica,dança,música, poesia etc...
Análoga a uma via sacra, diferenciando-se pela essência da motivação - a arte literária ao invés da religiosidade - a via poética resulta numa perfeita integração entre o artista, o apreciador da arte e a própria arte.
Durante a via poética foram declamados poemas de Vinicius de Moraes, Fernando Gullar e Cecília Meireles entre outros.Foram intérpretes dos poemas os acadêmicos: Amanda de Carvalho, Aline Carolina,Cleyanne Menezes, Jaqueline Tavares, Janete dos Santos,Micaela Alves e Silvânia Santos.
O cenário ficou lindíssimo, parabéns ao professor José Adelmo Menezes de Oliveira, idealizador da via poética e a todos os acadêmicos que construiram esse momento ímpar.
Postado por Profa.: Suzy Dayse - Consultoria e Cursos



PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE LETRAS
DIA 23/11

19h: Abertura: Banda de Pífano (apresentação ao ar livre, no espaço reservado ao varal poético, em frente à sala 14).
sala 14
19h: 30: A Língua de Eulália (representação da novela sociolingüística de Marcos Bagno, por acadêmicos da FSLF);
20h:30: Preconceito lingüístico (documentário produzido por acadêmicos da FSLF, com base na obra Preconceito linguístico, de Marcos Bagno.
21h: Sarau poético com acadêmicos da FSLF e coquetel regional.

DIA 24/11

Sala 11
16h: Exibição do filme A hora da estrela, de Suzana Amaral, e apresentação de um estudo comparativo entre o filme e o romance homônimo, de Clarice Lispector, por Suzy Dayse Vasconcelos e Jaqueline T. Mendonça (acadêmicas da FSLF).
Auditório
19h: “Via Poética”, com acadêmicos de Letras da FSLF (apresentação itinerante).
19:30h: “A Presença da tradição popular na cultura” ( palestra com o pesquisador-folclorista Jackson da Silva Lima).
21h: Exposição, feira de cordéis e coquetel regional.

DIA 25/11

Sala 11

16h: Exibição do filme Vidas Secas, de Lima Barreto, e apresentação de estudo comparativo entre o filme e o romance homônimo, por Almiro R. Santos Filho e Wellington M. Amaral Jr. (Acadêmicos da FSLF).

Auditório
19h: O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente: adaptação livre da peça por acadêmicos do curso de Letras da FSLF.
20h: Mesa redonda: a literatura popular em debate, com o poeta cordelista João Firmino Cabral e com os poetas populares Gigi (Josineide Dantas) e Zé Antônio;
21h:10: Exposição e feira de cordéis com a presença dos autores e coquetel regional.
21h: 50: Encerramento das atividades referentes à Semana de Letras.

DIAS 26 e 27 de Novembro
Auditório
Períodos matutino e noturno: II Mostra de Iniciação Científica.
Postado por Profa.: Suzy Dayse - Consultoria e Cursos às 22:44









ABERTURA DA SEMANA CONTOU COM O SUCESSO DA LÍNGUA DE EULÁLIA.












O layout gráfico foi criado por Almiro Rodrigues, acadêmico de Letras.Parabéns, ficou lindo!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário