quinta-feira, 31 de março de 2011

IV SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS

Aconteceu, entre os dias 22 a 26 de Novembro de 2010, a IV Semana Acadêmica do Curso de Letras, que teve como objetivo enriquecer a formação do corpo discente, como também a sua inserção crítica no universo de discussões teóricas e práticas referentes ao curso. Este semestre, além de palestras com professores da casa e convidados, tivemos, como parte da programação, a apresentação de trabalhos científicos de estudantes da área de Letras inscritos na III Mostra de Iniciação Científica. Evento anual, a Mostra de Iniciação Científica da FSLF tem como objetivo a socialização de conhecimentos acadêmico-científicos, bem como o incentivo da pesquisa e a articulação desta com o ensino e a extensão. A Semana foi uma organização do Curso de Letras em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX) da FSLF, e foi aberto ao público acadêmico interno e externo.

Nos dias 22 e 23 (segunda e terça-feira), os presentes contaram com sessões de palestras ministradas pelos professores: José Costa (FSLF), que abriu a semana apresentando um breve histórico da Literatura Sergipana; Álvaro César Pereira (FSLF), que falou sobre os resultados de sua pesquisa de mestrado sobre a história do ensino da língua portuguesa; Georgia Poderoso (FSLF), especialista na Língua Brasileira de Sinais (Libras); e José Raimundo Galvão(UFS), que apresentou um estudo comparativo entre a literatura clássica e o texto bíblico.

No dia 24 (quarta-feira), tiveram vez os acadêmicos internos e externos que apresentaram comunicações orais e exibiram pôsteres, expondo os resultados de trabalhos realizados no decorrer do curso.

No dia 25 (quinta-feira), os inscritos participaram das oficinas pedagógicas ministradas, respectivamente, pelos acadêmicos Suzy Dayse Vasconcelos, monitora da disciplina Teoria Literária, que desenvolveu atividades sobre os estilos de época da Literatura Brasileira; e Almiro Rodrigues, Laydiane Ribeiro, Tereza Cristina e Viviany Almeida que se propuseram a transmitir aos colegas instruções sobre como preparar slides para a apresentação de trabalhos acadêmicos.

Finalmente, o dia 26 (sexta-feira) foi destinado à recepção e posse da primeira equipe gestora do Centro Acadêmico do Curso de Letras (CAL). Para a ocasião, a equipe organizou um sarau poético em homenagem ao poeta Vinicius de Moraes, que dá nome ao centro estudantil recém criado. A escolha do nome do poeta - promovido, este ano, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, ao cargo de ministro de primeira classe - para batizar o centro é um sinal do reconhecimento, por parte dos acadêmicos, de sua importância para a literatura e para a cultura brasileira, bem como uma forma de lembrar os 30 anos da sua morte, ocorrida em 1980. A cerimônia contou também com discurso do presidente do CAL, o acadêmico Ariosvaldo (Ari) Leal, que enfatizou o comprometimento da equipe com os estudantes do curso. A IV Semana Acadêmica do curso de Letras foi encerrada com a apresentação de um vídeo documentário sobre Vinícius de Moraes, realizado pela acadêmica Ellen dos Santos Oliveira, seguida de um coquetel de confraternização. As imagens a seguir registram alguns dos melhores momentos da Semana.



Acadêmicos participam da oficina de power-point, ministrada por Almiro, teresa, Laydiane e Viviany, do 4º período do Curso de Letras.

A monitora de Teoria Literária, Suzy Dayse Vasconcelos,que levou uma grande audiência à oficina de Literatura, por ela ministrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário