quinta-feira, 7 de abril de 2011

Batismo Digital

Responsável:Prof. Ma. Cristiane Tavares F. de Moraes Nunes.

Linha de Pesquisa :Tecnologia Educacional
A Faculdade São Luís de França, via a disciplina Tecnologia Educacional, no primeiro período do curso de Letras, através de uma visão integradora e no intuito de unificar o conhecimento à prática, apresenta projeto, da proposta de trabalho interdisciplinar, desenvolvida em parceria com uma das maiores ONGs de inclusão digital do Brasil: o CDI – Comitê para a Democratização da Informática. O projeto foi denominado Batismo Digital e marcou no Estado de Sergipe uma campanha nacional de Inclusão Digital, que acontece anualmente em todo País.

O projeto contempla levar os alunos da disciplina de Tecnologia até um ônibus equipado com 15 computadores conectados à internet, que atuaram como monitores, promovendo a inclusão digital através de acesso a serviços como e-mail e a conteúdos diversos, visando a inclusão digital destes beneficiários, mas destacando sempre as questões sociais, ambientais, culturais e fomentando o empreendedorismo. O ônibus foi doado ao CDI através de uma fundação, a Fundação Daniel Fortes e o Sebrae Sergipe. Os alunos da faculdade foram capacitados através da metodologia do CDI e atuaram como educadores aprendizes, monitores do projeto.

O projeto originou uma produção científica desenvolvida pelos próprios alunos de Letras, que foi apresentada na III Mostra de Iniciação Científica da FSLF, realizada em 2010, com o tema Inclusão Digital: Um projeto integrado do Curso de Letras com o CDI – Comitê para Democratização da Informática, pelos alunos Ariosvaldo Leal de Jesus, Ellen dos Santos Oliveira, Elma Ribeiro Andrade, Luiz Carlos N. da Hora e Valdilene Almeida Menezes, orientados pela professora da disciplina.

OBJETIVO GERAL

Instituir a prática investigativa e promover a inclusão digital.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Aplicar o conhecimento da sala de aula à prática profissional;
Trabalhar de forma interdisciplinar ou multidisciplinar;
Batizar aqueles que nunca tiveram acesso ao computador nem às tecnologias educacionais.
Síntese de Metodologia
Os alunos serão capacitados para atuarem como facilitadores e multiplicadores da inclusão digital.
O ônibus ficará parado nas feiras livres, para realizar o Batismo Digital, onde serão desenvolvidas atividades na Internet e em softwares específicos educativos.

Produto (s) Gerado (s):


Conhecimentos sobre responsabilidade social e cidadania mais a utilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário