quinta-feira, 7 de abril de 2011

ESTUDO BIOBIBLIOGRÁFICO DOS AUTORES CANÔNICOS DA LITERATURA BRASILEIRA PRODUZIDA NO SÉCULO XIX

Responsável: Profa. Sara Rogéria Barbosa
Linha de Pesquisa :LITERATURA BRASILEIRA (DO ROMANTISMO AO SIMBOLISMO)

Período: 2010/2
Períodos Participantes: 4º período do Curso de Letras

ESTUDO BIOBIBLIOGRÁFICO DOS AUTORES CANÔNICOS DA LITERATURA BRASILEIRA PRODUZIDA NO SÉCULO XIX surgiu como forma de avaliar os alunos do 4º período de Letras da FSLF. Como a prática de leitura era muito pouca, e somente alguns alunos sabiam quem eram os principais autores dos períodos literários estudados, resolvemos ampliar a atividade avaliativa para uma pesquisa verticalizada. Foram escolhidos alguns autores de cada período e sobre eles os alunos deveriam fazer uma pesquisa biobibliográfica para, somente após a coleta desses dados, escolherem uma obra literária para analisar. A fim de dar corpo às analises, foram trabalhados em sala de aula teóricos que versam sobre a estrutura de textos narrativos e seus elementos, além de textos específicos de literatura brasileira. Os resultados encontrados deveriam ser apresentados em sala de aula e transformados em banner para a Semana Acadêmica Cientifica da FSLF. Foram escolhidos aqueles que apresentaram maior consistência teórica e cujos alunos/autores demonstraram ter maior domínio sobre o que produziram. Percebeu-se que a pesquisa resultou também em afinidades para além da disciplina, apontando prováveis objetos de pesquisa para TCC e pós-graduação.

OBJETIVO GERAL

• Elaborar um estudo biobibliográfico de alguns autores românticos, realistas e naturalistas a fim de despertar no aluno o interesse em ler os clássicos da literatura brasileira e conhecer seus principais representantes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Identificar quais os principais representantes da literatura brasileira do século XIX por escolas e entender seu status à luz do que a historiografia literária;
• Selecionar algumas obras desses autores, preferencialmente aquelas em que é possível identificar as características que marcaram o estilo literário a que pertencem ou as que individualizam cada um dos autores;
• Fazer o levantamento de dados biográficos mais relevantes e bibliográficos a fim e apresentar de forma consistente o autor e abra que pretende analisar;
• Verificar a presença das características da escola literária a que pertence o autor em sua produção literária, fato que pode ou não ratificar a importância canônica da obra.
Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?)
A realização do projeto ocorreu em etapas de acordo com os objetivos específicos traçados. Os alunos fizeram um levantamento dos principais autores brasileiros do século XIX e optaram por fazer a pesquisa, em sua maioria, sobre os prosadores em detrimento dos poetas. À medida que era feito o levantamento, trabalhávamos textos em sala de aula, associando informações teóricas à produção literária propriamente dita. Escolhidos os autores por escolas, os alunos escolheram as obras e apresentaram os resumos frutos das leituras feitas. Era obrigatória a presença, nos textos produzidos, das características que justificavam ser aquela obra uma representante da escola/autor escolhido. A fim de enriquecer a pesquisa, utilizamos também como fonte a projeção de filmes que estavam disponíveis de acordo com as obras escolhidas.
De posse das informações, os alunos produziram textos preliminares que foram revisados e corrigidos até que apresentassem condições de ser transformados em banner apresentáveis em evento acadêmico.

Produto (s) Gerado (s):
Banner,
Apresentações orais em evento acadêmico local.

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