quinta-feira, 7 de abril de 2011

LEXIKON VIRTUAL DE ADMINISTRAÇÃO

Responsáveis: Prof. Jorge Luis Cabral Nunes (Gestor de TI), Prof. Álvaro César Pereira de Souza e profas. Suely Braga e Sara Rogéria.
Início :2º SEMESTRE 2011
Término :2º SEMESTRE 2012
Cursos Participantes:ADMINISTRAÇÃO E LETRAS

O “Lexikon Virtual de Administração” é um dicionário eletrônico de termos técnicos de Administração, totalmente compilado pelos alunos do Curso de Administração de Empresas da Faculdade São Luis de França, cujo processo de criação e produção será supervisionado pelos alunos do Curso de Letras da mesma Instituição. A seleção e recolha dos verbetes para cada entrada no Lexikon terá como fonte todos os textos em circulação em meio impresso e/ou virtual que tratem de assuntos pertinentes à área de concentração (Administração). A massa lexical então recolhida será ordenada alfabeticamente, apresentando sua classe gramatical, exemplo contextualizado e fonte consultada. Não é objetivo final deste dicionário a exaustividade, já que se trata de um trabalho lexicográfico em contínuo processo de formação em uma plataforma virtual, portanto não será estabelecido um limite máximo de verbetes.







OBJETIVO GERAL

• Promover intercâmbio de saberes entre os Cursos de Administração de Empresas e Letras, a fim de estimular e fomentar iniciação científica, a partir de orientação para o uso de instrumentos e procedimentos cientificamente validados.
METODOLOGIA

Compilação com recolha de dados, definição das categorias gramaticais e a organização dos verbetes sob a responsabilidade dos acadêmicos dos dois cursos envolvidos farão parte da primeira etapa do projeto, orientados pelos professores coordenadores.
Os alunos de 1º e 2º períodos do Curso de Administração serão divididos em dois grupos. Os do 1º período farão a seleção e recolha dos verbetes de A-K, e os do 2º período, de L-Z. Os alunos de cada período serão colocados em subgrupos responsáveis pela recolha de até três letras (por exemplo, grupo 1 do primeiro período, de A-C, e assim por diante). Cada grupo terá no máximo cinco e no mínimo dois alunos, que terão acesso à Plataforma Virtual, criada pela Coordenação do Curso de Administração, na qual serão inseridos os verbetes recolhidos, apresentando suas classificações gramaticais, exemplos contextualizados e fonte de recolha (Journals, revistas especializadas impressas ou eletrônicas, artigos científicos, etc.). As definições dos termos e verbetes selecionados serão de autoria dos próprios alunos, os quais tomarão como base o conhecimento adquirido ao longo do Curso. Evitar-se-á ao máximo a consulta em dicionários especializados de administração já existentes, uma vez que o objetivo primeiro do projeto em discussão é fomentar a pesquisa e a autonomia intelectual do alunado do Curso de Administração de Empresas da Faculdade São Luis de França. Consultar-se-ão outros dicionários especializados da área em estudo apenas como referência/confirmação das definições apresentadas. O Lexikon terá Folha de Rosto com os símbolos da Faculdade São Luis de França e os emblemas dos respectivos cursos envolvidos; uma página de apresentação redigida pelos líderes dos grupos envolvidos; uma lista de abreviaturas e referências bibliográficas e fontes consultadas. Aos alunos do Curso de Letras serão atribuídas as funções de leitura e revisão textual do trabalho em andamento.
Na segunda etapa, ao término de cada período letivo, os professores envolvidos no projeto farão a revisão final, tanto no que tange ao corpus lexicográfico elencado quanto à qualidade textual apresentada. Neste momento será atribuída uma nota que terá valor mais QUALITATIVO do que propriamente QUANTITATIVO. O Lexikon estará online, disponível ao público em geral, e com um link para comunicação entre os futuros autores e a comunidade acadêmica em geral e os alunos receberão certificados de participação em trabalho de iniciação científica,

DESIGNAÇÃO DO PRODUTO FINAL DO PROJET0

Dicionário virtual de verbetes e termos técnicos da Área de Administração de Empresas da Faculdade São Luis de França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário