quinta-feira, 7 de abril de 2011

CARPE DIEM: PROJETO EDUCACIONAL FAZENDO LETRAS

Responsável:Profa. Dra. Vilma Mota Quintela

Início :01/02/2010 Término: 18/06/2010
Cursos Participantes:CURSO DE LETRAS
Períodos Participantes: 4º período do Curso de Letras


O Carpe Diem: Projeto Educacional Fazendo Letras surgiu como uma proposta de extensão do curso de Letras da FSLF, vinculada à disciplina Estágio Supervisionado. O projeto consiste em preparar acadêmicos voluntários, matriculados na disciplina, para lecionar conteúdos de língua portuguesa e literatura a estudantes do Ensino Médio, tendo-se em vista preparar estes últimos para exames seletivos com vistas ao ingresso no curso superior. O público alvo do projeto será constituído de alunos regularmente matriculados em escolas públicas do entorno social da IES, sendo este um critério para o aceite da inscrição do secundarista no curso de extensão. A construção do material didático a ser usado no curso ficará ao encargo dos acadêmicos voluntários vinculados ao projeto, os quais terão como orientadores a professora proponente e um professor tutor. O projeto contará ainda com a participação de um monitor, selecionado entre os estudantes voluntários, o qual terá como função prestar auxílio aos professores no que tange à preparação das aulas e à construção de material didático pelos estagiários. A produção do curso, incluindo a sua divulgação, também ficará ao encargo dos professores e acadêmicos voluntários envolvidos na realização do projeto.


OBJETIVO GERAL

• A ação pedagógica voltada à capacitação do estagiário do Curso de Letras da FSLF e ao desenvolvimento do nosso entorno social, objetivando inserir os formandos do curso em práticas educativas e ações sociais junto à comunidade estudantil externa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Desenvolver práticas educativas a partir de oficinas temáticas, utilizando o espaço acadêmico como local de intervenções sócio-pedagógicas, direcionadas a estudantes das escolas públicas do nosso entorno social;
• Promover a prática pedagógica no que se refere às competências relacionadas ao estágio supervisionado de regência;
• Preparar oficinas educativas pedagógicas, para estudantes de escolas públicas de Aracaju.
Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?)
A realização do projeto se dará em três etapas: 1. Preparação didático-pedagógica, incluindo a observação de aulas em escolas públicas pelos estagiários; 2. Produção do curso, incluindo a sua divulgação e preparação de material didático a ser aplicado; 3. Prática didático-pedagógica, que se desenvolverá em forma de módulos; 4. Avaliação do curso e preparação dos relatórios de estágio. Serão reservadas 40 horas para a primeira etapa e 40 horas para a segunda e para a quarta etapa respectivamente, totalizando, essas três etapas, 80 horas de atividade. A etapa referente à Prática Pedagógica propriamente dita se desenvolverá em oito módulos letivos, com duração de quatro horas cada. O conteúdo desses módulos será distribuído igualitariamente entre os acadêmicos estagiários, excetuando-se o primeiro módulo, que será ministrado por professores da faculdade, previamente convidados. As aulas do curso de extensão se realizarão aos sábados, havendo uma turma matutina e outra vespertina, disponibilizando-se 30 vagas para cada uma dessas turmas.


Produto (s) Gerado (s):

Material didático e aulas preparatórias direcionadas ao Ensino Médio.

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