quinta-feira, 7 de abril de 2011

A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COMO PRÀTICA PEDAGÓGICA

Responsável:
Profa. Dra. Vilma Mota Quintela

Linha de Pesquisa :Literatura Portuguesa III
Período de realização (início e término): 2010/2
Cursos Participantes:CURSO DE LETRAS
Períodos Participantes: Estudantes matriculados na disciplina

O projeto consiste no estudo dirigido de pontos contidos no conteúdo programático da disciplina Literatura Portuguesa III, previamente apresentados em classe, tendo em vista a produção, por etapas, de material didático destinado a estudantes do ensino médio, como requisito parcial para a aprovação na disciplina. O material, a ser produzido ao longo do semestre, será apresentado em classe pelos estudantes à medida que for concluída cada etapa. Para a execução do projeto, a turma será dividida em duplas. Ao final da disciplina, cada dupla apresentará um módulo contendo o conteúdo estudado em classe numa linguagem adequada ao público a que se destina.

OBJETIVO GERAL

Promover a prática da investigação literária, com vistas à produção de material didático para o ensino médio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Promover o estudo da literatura portuguesa tendo em vista a sua aplicabilidade no ensino;
- Promover o estudo da literatura objetivando a prática da construção de material didático pelos futuros professores matriculados na disciplina;
- Contribuir para o enriquecimento intelectual dos estudantes envolvidos no projeto.
Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?)
Os conteúdos relativos à disciplina Literatura Portuguesa III, que abrangem desde o período simbolista até o pós-modernismo, serão apresentados pela proponente em classe, por etapas. Paralelamente a isso, os estudantes matriculados na disciplina realizarão, em dupla, um estudo sobre o assunto dado, com base em uma bibliografia previamente levantada pelo aluno. Ao final de cada etapa, as duplas apresentarão um estudo ilustrado sobre o assunto, direcionado ao público do ensino médio. No final do semestre, cada dupla entregará à proponente do projeto um módulo completo sobre o assunto. O material cedido pelos acadêmicos ficará disponível ao estudante de Letras na biblioteca da faculdade.

Produto (s) Gerado (s):

Conhecimentos específicos relacionados ao estudo da literatura de portuguesa, bem como a especialização do futuro professor no que se refere à elaboração de material didático para o Ensino Médio. Módulos de Literatura Portuguesa destinados a estudantes secundaristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário