quinta-feira, 7 de abril de 2011

Leituras do Enade

Linha de Pesquisa :Sinaes
Professor Responsável:Profa. Me. João Escobar Cardoso


Em 2004, com a implantação do SINAES – Sistema Nacional da Educação Superior – o processo de avaliação dos cursos de graduação, no Brasil, sofreu alterações. Além das avaliações interna e externa das instituições de ensino superior, o Sistema executa o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que procura avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação e ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como aferir o nível de atualização dos estudantes como relação a realidade brasileira e mundial (MOREIRA, SMITH ET. BOCCHESE, 2009 ). Dessa forma, este projeto, de natureza investigativa, visa preparar os concluintes do curso de Letras da FSLS, voluntariamente matriculados em uma disciplina de atividade complementar, intitulada Sinaes, para a realização do ENADE, previsto para o segundo semestre de 2011, através primeiramente da aferição do grau de conhecimentos, competências e habilidades dos concluintes da FLSF necessários à realização do ENADE. Posteriormente, será feito um estudo e atualização de tais conhecimentos, competências e habilidades através de aulas expositivas e dialogadas que se processarão de acordo com os resultados obtidos na aferição inicial. Assim, será possível trabalhar de maneira multidisciplinar conteúdos, competências e habilidades adquiridos ao longo do Curso de Letras, relativos às áreas de língua portuguesa, literatura brasileira, lingüística, teoria da literatura e a outras disciplinas que compõem o seu currículo, o que permitirá ao aluno não apenas uma preparação para a avaliação do ENADE, mas um aprofundamento de conhecimentos úteis a sua formação geral e profissional.

OBJETIVO GERAL

•Prática pedagógica voltada para a aferição do grau de conhecimentos, competências e habilidades dos concluintes da FLSF adquiridos ao longo do curso de letras e para a preparação dos mesmos para a realização do ENADE.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•Fazer um levantamento do grau de conhecimentos, competências e habilidades dos concluintes do curso de Letras da FSLF necessários à realização do ENADE.
•Executar um estudo multidisciplinar nas às áreas de língua portuguesa, literatura brasileira, lingüística, teoria da literatura e a outras disciplinas que compõem o currículo do Curso de letras.
•Realizar um estudo das avaliações do ENADE, dos anos de 2008 e 2005 e de livros e textos fundamentais das áreas do curso de letras.

Síntese de Metodologia
A primeira etapa do projeto consiste em um levantamento do grau de conhecimentos, competências e habilidades dos concluintes do curso de Letras da FSLF, nas áreas de língua portuguesa, literatura brasileira, lingüística e teoria da literatura, necessários à realização do ENADE. Para tanto, os alunos responderão, em sala de aula, as avaliações do Enade dos anos de 2008 e 2005. Posteriormente, através das respostas dos alunos, o professor responsável pela disciplina fará um levantamento estatístico dos conteúdos, habilidades e competências em que os mais apresentam deficiência, o que servirá de lastro para a preparação de um plano de trabalho voltado exatamente para a atualização e sistematização de tais conhecimentos, competências e habilidades, e que se processará principalmente através de uma amplo estudo sobre as questões de ambas as avaliações e de aulas expositivas e dialogadas sobre textos e livros fundamentais das diversas áreas do curso de letras. Esta disciplina constitui-se como atividade complementar e possui uma carga horária de 40 horas, divida em duas horas semanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário