quinta-feira, 7 de abril de 2011

PRODUÇÃO, ESTUDO E MONTAGEM DO AUTO DA BARCA DO INFERNO

Responsável: profa. Dra. Vilma Mota Quintela
Linha de pesquisa: Literatua Portuguesa
Período: Início do Semestre 2009/ Fim do Semestre 2009/2
Períodos Participantes: 3º período do Curso de Letras

O projeto em questão consiste no estudo, adaptação e montagem do Auto da Barca do Inferno, obra do dramaturgo português Gil Vicente, produzida no século XVI. O estudo da obra, escrita originalmente em português arcaico, será realizado em sala de aula pela ministrante da disciplina Literatura Portuguesa I, a professora Drª Vilma Mota Quintela, proponente do projeto. O projeto será realizado pelos acadêmicos matriculados na disciplina, em curso no segundo semestre de 2009, e terá a proponente como orientadora. A produção do espetáculo será realizada como atividade extraclasse, salvo a sua orientação, para a qual serão secionadas oito horas aula.

OBJETIVO GERAL

Promover o estudo e a divulgação desse clássico da língua portuguesa junto ao público interno e externo da II Semana de Letras, bem como o desenvolvimento, por parte dos realizadores do projeto, de uma atividade artística de relevância acadêmica e cultural.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Aproximar de forma lúdica e produtiva o estudante de Letras da obra de Gil Vicente e do gênero dramático;
- Familiarizar o estudante de Letras com a linguagem dramática medieval, evidenciando a identificação do teatro popular nordestino brasileiro com o clássico português;
- Incentivar o envolvimento do estudante de Letras com atividades formativas criativas direcionadas à comunidade acadêmica interna e externa.

Síntese de Metodologia
Para atender aos objetivos propostos, os realizadores do projeto se submeterão, inicialmente, ao estudo da obra em sua versão original, em português arcaico, e da bio-bibliografia de Gil Vicente, procurando contextualizá-la em sua época e observando a atualização da produção vicentina em obras como O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Após isso, será montada uma equipe de produção da qual participarão, em princípio, todos os acadêmicos inscritos na disciplina. O grupo se constituirá de um diretor artístico, de um roteirista, de produtores responsáveis pela viabilização da montagem e pela encenação da peça, de atores, figurinistas e cenaristas. Montada a equipe, os realizadores partirão para a execução da montagem, que será supervisionada pela proponente do projeto, tendo em vista avaliá-los, tomando como critérios os objetivos da disciplina. Para a consecução do projeto, os realizadores contarão com recursos próprios e com o apoio logístico da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário