quinta-feira, 7 de abril de 2011

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

Responsável:Prof. Marcos Vinícius Melo dos Anjos

Período:):22 de setembro de 2009. Turno noturno.
Cursos Participantes: CURSO DE LETRAS E PEDAGOGIA
Períodos Participantes: 1º período.

Com o objetivo de promover um debate acerca da Lei 10.639/03, que determina a inclusão de conteúdos de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na educação básica em todo o território nacional, a Faculdade São Luis de França (FSLF), através do Núcleo de Africanidades e Relações Étnico-raciais (NARE), em parceria com o Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado de Sergipe, promove no dia 22 de setembro, no auditório Lourival Batista o Seminário Educação nas Relações Étnico-raciais, a Lei 10.639/03 na educação Básica.

O Seminário é uma idealização e terá a coordenação professor Marcos Vinícius Melo dos Anjos, professor da FSLF, membro do Fórum (representante da SEED) e exerce também a função de técnico do Núcleo de Educação, da Diversidade e Cidadania na Secretaria de Estado da Educação trabalhando com a institucionalização da Lei 10.639/03 na rede estadual.

A educação formal é um dos instrumentos decisivos para a promoção da cidadania e do apoio às populações que vivem em situação de vulnerabilidade. Além disso, como direito humano é fundamental para romper o ciclo da pobreza e promover a inclusão social.

A população afro-descendente vem sendo marginalizada ao longo dos anos, e apesar das políticas públicas educacionais do governo federal para minimizar os graves problemas de segregação existente, as desigualdades e as disparidades entre brancos e afro-descendentes ainda se perpetuam.

Sabemos que uma das formas de buscar a equidade social é oportunizar a todos o acesso e a permanência a educação. Acreditamos que com a implementação da Lei 10.639/03 na educação básica colaborará positivamente nas Relações étnco-raciais nas unidades de ensino.

OBJETIVO GERAL

Promover um debate sobre discriminação, preconceito e racismo no ambiente escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover o conhecimento da Lei 10.639/03 para os discentes e docentes da Faculdade São Luís de França;
Democratizar a Lei 10.639/03 para os professores da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju;
Propiciar aos acadêmicos a experiência de estudo de textos sobre as questões étnico-raciais no campo da Educação;
Conhecer e refletir sobre recursos para serem utilizados na educação básica;
Possibilitar aos docentes da Faculdade São Luís de França uma efetiva pratica que contemple a formação dos profissionais da educação em atendimento a aplicabilidade da Lei 10.639/03 na Educação Básica.

Síntese de Metodologia
O seminário contará com as palestras da professoras Virley Santos - coordenadora da implementação políticas de educação nas relações étnico-raciais da Escola Agrotécnica de São Cristóvão e atualmente exerce a função de secretaria na diretoria executiva do FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL DO ESTADO DE SERGIPE - e a Mª Conceição Santos G. Mascarenhas - Coordenadora do Núcleo de Educação, da Diversidade e Cidadania NEDIC, pertencente ao Departamento de Educação DED da Secretaria de Estado da Educação SEED.
O público a que se destina esse seminário são os acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia da Faculdade São Luis de França e estudantes do curso normal do Instituto Educacional Rui Barbosa IERB, pertencente a rede estadual de ensino.

Após as falas será realizado um debate entre o público e as palestrantes, com a finalidade de dirimir as dúvidas e esclarecer as questões conflitantes.

Produto (s) Gerado (s):


I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário