quinta-feira, 7 de abril de 2011

O LEGADO DE SÍLVIO ROMERO NA FORMAÇÃO DA HISTÓRIA DA LITERATURA BRASILEIRA

Responsável pelo projeto: Prof. Me. João Escobar J. Cardoso
O projeto proposto é um desdobramento da dissertação de mestrado intitulada A FORMAÇÃO DA HISTORIOGRAFIA DA LITERATURA BRASILEIRA: uma história dos cânones escolares no Brasil (1862-1888), defendida em março de 2011. Nesse trabalho, o autor examina a contribuição de três importantes obras da historiografia literária brasileira, produzidas em seu período nascente: o Curso Elementar de Literatura Nacional (1863), O Brasil Literário (1863) e o Curso de Literatura Portuguesa e Brasileira (1866-1871). O objetivo dessa dissertação é destacar a importância dessas obras na formação do cânone oitocentista e novecentista brasileiro e na construção de uma tradição literária, bem como na fixação de certos mecanismos conceituais e organizacionais, tais como o estudo dos gêneros e dos períodos, que caracterizam grande parte da historiografia da literatura brasileira. Surgido como um desenvolvimento desse trabalho, o presente projeto propõe o estudo analítico da obra A história da Literatura Brasileira (1888), de Silvio Romero, obra tida como divisor de águas dentre o conjunto de nossa produção historiográfica, ausente na dissertação. Mais especificamente, levando em conta o programa da disciplina de literatura do Colégio de Pedro II, instituição na qual Silvio Romero lecionava filosofia e na qual sua História foi adotada como compêndio oficial a partir de 1892, trata-se de observar o modo como essa obra, inserida em um processo de escolarização, foi responsável pela construção ou, usando o termo de Hobsbown, “invenção” da literatura brasileira seiscentista, oitocentista e novecentista, através da fixação de um cânone literário e da busca de uma tradição literária genuinamente nacional. Os resultados obtidos serão apresentados, através de pôsteres ou artigos científicos, na IV Mostra de Iniciação Científica, a ser realizada no segundo semestre de 2011 na FSLF.

OBJETIVO GERAL

Promover o estudo e a divulgação de uma obra fundamental para a formação da história da literatura brasileira, bem como fazer com que os alunos tomem consciência crítica sobre o processo histórico, social e cultural e político de construção de um conhecimento, que é a história literária, e suas implicações pedagógicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Estabelecer um contato crítico entre os estudantes de letras e uma obra fundamental, porém pouco conhecida, na construção de nossa história literária;
- Tornar os alunos conscientes sobre o processo de canonização e de nacionalização da cultura literária, que dentre outros fatores, estabelece-se através da construção de uma história literária inserida amplamente na cultura escolar;
- Levar os estudantes de letras e futuros professores de língua e literatura criticamente conscientes sobre seu próprio instrumento de estudo e de trabalho, bem como sobre a dita “perenidade” de autores o obras da literatura brasileira.
Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?)
Inicialmente serão feitas aulas expositivas, leituras e debates sobre o tema. Posteriormente será feita a leitura da obra de Sílvio Romero, bem como o estudo da legislação e dos programas da disciplina de literatura do Colégio de Pedro II durante o período em que a obra lá foi adotada. Isto feito, a turma dividir-se-á em grupos, cada um responsável pela análise de um período literário postulado por Romero, observando os autores e obras mais destacados e a maneira como o autor os relaciona ao período em questão, além da adequação de seu conteúdo e metodologia à legislação educacional então vigente para o ensino de literatura. Executado tal levantamento, os grupos analisarão histórias literárias do século XX, a fim de observar até que ponto os julgamentos de Sílvio Romero foram mantidos ou rejeitados. Ao final do período, cada um desses grupos deverá entregar um artigo contendo a análise de seus respectivos períodos literários. Para a execução do trabalho serão necessárias 40 horas para aulas expositivas, leituras e debates sobre o tema e sobre as fontes de pesquisa, ministradas em uma disciplina de atividade complementar, executada às sextas à tarde por alunos voluntários.

Produto (s) Gerado (s):

Artigos científicos.

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