quinta-feira, 7 de abril de 2011

LEITURAS LÚDICAS DO MUNDO: A PRÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS COMO ATIVIDADE ACADÊMICA

Acadêmica Angêla Cristina
Acadêmica Suzy Dayse

Acadêmica Joseane Inácio



Responsável:Profa. Sara Rogéria Barbosa


Início: 01/02/2010 Término: 18/06/2010 Linha de Pesquisa :LITERATURA INFANTO-JUVENIL Períodos Participantes: 3º período do Curso de Letras LEITURAS LÚDICAS DO MUNDO: A PRÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS COMO ATIVIDADE ACADÊMICA surgiu a partir das práticas metodológicas aplicadas nas aulas de Literatura Infanto-juvenil durante os períodos letivos 2009/2 e 2010/1 na Faculdade São Luís de França. Em 2009, a prática consistia em contar histórias infantis variadas em todas as aulas e o aluno teria a liberdade de escolher e apresentar o texto a seu gosto. Tal metodologia fez com que os estudantes desenvolvessem a leitura, perdessem o medo de falar em público e pesquisassem novos textos infantis. Já em 2010, a prática foi um pouco modificada e divida em duas modalidades: contar história como parte de um trabalho que deveria associar o texto lido às suas características narrativas e apresentação de cantigas de roda que poderiam ser cantadas ou dramatizadas. Isso, no entanto, não impediu que a história infantil fosse igualmente contada em sala de aula e possibilitasse, em ambos os casos, o retorno ao universo infantil deixado há muito para trás. Como pressupostos, foram utilizados alguns teóricos que pesquisam literatura infanto-juvenil como disciplina acadêmica e/ou prática metodológica: (CAVALCANTI, 2002; CECCANTINI, 2004; COELHO, 2002; FARIA, 2004; RESENDE, 1997; SOUZA, 2001; ZILBERMAN, 2003) OBJETIVO GERAL *Apresentar textos literários infanto-juvenis e cantigas de roda que adentraram nas salas e quartos das crianças como historinhas para dormir contadas e cantadas por adultos letrados ou não, e como isso contribuiu para a formação de futuros leitores e leitoras. Deseja-se com isso demonstrar as possibilidades de trabalhar textos literários em sala de aula a fim de desenvolver o hábito da leitura individual ou coletiva. OBJETIVOS ESPECÍFICOS •Fazer um breve apanhado de histórias infantis que possam ser contadas e dramatizadas em sala de aula, analisando seu conteúdo a fim de saber se está de acordo com a faixa etária em que se pretende aplicá-las; •Adotar mecanismos para contar histórias que permitam envolver os alunos e/ou ouvintes, possibilitando a entrada no “mundo simbólico” individual e subjetivo próprio do universo infantil; •Fazer um levantamento das cantigas de roda que acompanharam algumas dessas histórias ou foram utilizadas isoladamente nas brincadeiras infantis. Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?) A realização do projeto ocorreu em quatro etapas e trabalhado em dois semestres diferentes. Na primeira etapa foram escolhidos os textos pelos alunos e contadas histórias despretensiosamente em sala de aula. Os acadêmicos tiveram liberdade escolher a forma como gostariam de apresentar seus textos e foram escolhidos para o projeto aqueles com maior possibilidade narrativa. Na segunda etapa, foram lidas, analisadas e apresentadas histórias direcionadas, cujo objetivo era perceber a importância de cada elemento narrativo presente no texto e suas funções. Para tanto, fez-se uso de literatura específica no tange à análise dos elementos do texto narrativo; Na terceira etapa, foi feito o levantamento das cantigas de roda e escolha daquelas que seriam trabalhadas no projeto para posterior dramatização. Nesse momento, foi levado em consideração o fator encenação, ficando aquelas que apresentassem maiores possibilidades dramáticas; Na quarta e última etapa da pesquisa, foi trazida uma contadora de histórias profissional para apresentar aos acadêmicos a riqueza de possibilidades e como utilizá-las. Após isso, foram definidas as formas de apresentar as cantigas e histórias que fazem parte do projeto “Leituras Lúdicas do Mundo: prática de contar histórias como atividade acadêmica”. Em 2009 houve a preparação teórica – etapa que se repetiu em 2010 – e o primeiro contato com a prática de leitura oral e/ou apresentação de histórias infantis. Todas as semanas a aula de Literatura era iniciada com um ou dois alunos contando uma história e falando sobre seu autor, caso não fosse de domínio público. No decorrer das aulas eles recebiam informações teóricas sobre o que é Literatura Infanto-juvenil, sua origem e principais autores e obras. Ao final do semestre, os alunos fizeram análise de um clássico. O resultado foi apresentado em forma de banner e/ou texto na Semana Acadêmica de Letras daquele semestre. No segundo semestre – 2010/1 – a etapa teórica foi novamente cumprida, já a metodológica foi modificada. Ao invés de trabalharmos com contar histórias infantis, resolvemos voltar os olhos para as cantigas de roda. Foi feito um levantamento de cantigas e apresentado em sala de aula. Essas cantigas foram dramatizadas durante a Semana Acadêmica Científica realizada no primeiro semestre de 2010, bem como algumas histórias infantis de domínio público. Produto (s) Gerado (s): Banner, Leitura dramática e/ou apresentação de histórias infantis em sala de aula; Apresentação e dramatização de cantigas de roda e histórias infanto-juvenis em evento acadêmico local; Apresentações orais em evento acadêmico local. Levantamento de cantigas de roda.

Um comentário:

  1. Parabéns por esse trabalho!
    Uma bela iniciativa para os aluinos expor seus talentos.

    Aluna : Laura da Conceição
    1º período de Letras - FSLF

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