quinta-feira, 7 de abril de 2011

LEITURAS CINEMATOGRÁFICAS DE OBRAS LITERÁRIAS

Responsável:Profa. Dra. Vilma Mota Quintela
Linha de Pesquisa :Literatura comparada/Teoria literária
Período de realização (início e término): Evento semestral iniciado em 2009/2
Cursos Participantes: CURSO DE LETRAS
Períodos Participantes: Estudantes do Curso de Letras de diversos períodos
O projeto consiste na apresentação, no contexto das Semanas Acadêmicas de Letras, de filmes baseados em clássicos brasileiros e estrangeiros da literatura. Apresentar-se-á, como parte da programação da Semana, uma sessão de filmes, cuja exibição será antecedida pelo comentário de um professor convidado. Nas edições do projeto já previstas, serão apresentados os filmes: A Hora da Estrela, Vidas Secas, Macunaíma, O Pagador de promessas, entre outros baseados em clássicos a serem estudados no semestre em questão.

OBJETIVO GERAL

Promover a exibição de clássicos do cinema nacional e estrangeiro associada à discussão sobre as relações existentes entre a leitura literária e a leitura fílmica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Tornar acessíveis aos estudantes clássicos do cinema nacional e estrangeiro;
- Fornecer elementos para o estudo comparativo entre cinema e literatura;
- Contribuir para o enriquecimento cultural do público de estudantes esperado para o evento.
Síntese de Metodologia
O projeto será desenvolvido com a participação da comissão de estudantes recrutada para a organização das Semanas Acadêmicas. Os filmes escolhidos serão baseados em obras literárias em estudo durante o semestre. A produção da mostra ficará ao encargo da proponente e da comissão de estudantes. Os filmes apresentados serão antecedidos de um estudo comparativo entre o filme e a obra, apresentado por um professor convidado. Depois da exibição, será promovido um debate entre a platéia e o professor responsável pela apresentação do filme.

Produto (s) Gerado (s):

Conhecimentos específicos relacionados à área da literatura comparada e, de modo genérico, a ampliação do horizonte cultural dos estudantes a quem o projeto se destina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário