quinta-feira, 7 de abril de 2011

PRECONCEITO LINGUÍSTICO: PEÇA E DOCUMENTÁRIO

Responsável:
Profa. Dra. Vilma Mota Quintela

Linha de Pesquisa :Estudos Culturais / sociolinguística/Linguística
Período de realização (início e término): 2009/2
Cursos Participantes: CURSO DE LETRAS
Períodos Participantes: 2º período de Letras
O projeto consiste na realização de um documentário e de uma representação dramática, tendo como tema o preconceito lingüístico e cultural. Tais produtos serão realizados, respectivamente, por dois grupos contendo em torno de 10 alunos cada. A peça e o documentário, a serem produzidos pelas duas equipes, previamente definidas, terão como textos base as obras A Lingua de Eulália e Preconceito linguístico, de Marcos Bagno. Ambos os produtos decorrentes dessa atividade deverão ser apresentados na II Semana de Letras.

OBJETIVO GERAL

Levar ao público da II Semana de Letras a discussão sobre preconceito linguístico e cultural, a partir da realização de produtos culturais de relevância para o estudo do assunto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Possibilitar uma reflexão sobre a diversidade e sobre o preconceito lingüístico e cultural;
- Promover a realização de produtos pedagógicos voltados ao estudo de temas discutidos no contexto da disciplina em questão;
- Promover a produção cultural como prática pedagógica;
- Contribuir para o enriquecimento cultural do público presente na II Semana do Curso de Letras.
Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?)
A partir de uma discussão realizada na disciplina Linguística, ministrada pela proponente, sobre diversidade lingüística e cultural, serão formadas duas equipes de alunos para realizar uma investigação prévia sobre o tema preconceito lingüístico e cultural, com base no estudo das obras Preconceito linguístico e A Lingua de Eulália, de Marcos Bagno. O tema será discutido em classe a partir da leitura de um conjunto de textos contidos no módulo da disciplina, disponibilizado previamente. Em seguida, definidas as respectivas equipes de trabalho, os grupos partirão para a produção de um roteiro, com base no qual serão realizados a peça e o documentário, a serem apresentados no contexto da II Semana de Letras. A atividade demandará dos acadêmicos envolvidos em torno de 20 horas de atividade e será avaliada como requisito parcial para a aprovação na disciplina.

Produto (s) Gerado (s):

Um documentário e uma peça teatral sobre o tema preconceito lingüístico e cultural.

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