quinta-feira, 7 de abril de 2011

Batismo Digital

Responsável:Prof. Ma. Cristiane Tavares F. de Moraes Nunes.

Linha de Pesquisa :Tecnologia Educacional
A Faculdade São Luís de França, via a disciplina Tecnologia Educacional, no primeiro período do curso de Letras, através de uma visão integradora e no intuito de unificar o conhecimento à prática, apresenta projeto, da proposta de trabalho interdisciplinar, desenvolvida em parceria com uma das maiores ONGs de inclusão digital do Brasil: o CDI – Comitê para a Democratização da Informática. O projeto foi denominado Batismo Digital e marcou no Estado de Sergipe uma campanha nacional de Inclusão Digital, que acontece anualmente em todo País.

O projeto contempla levar os alunos da disciplina de Tecnologia até um ônibus equipado com 15 computadores conectados à internet, que atuaram como monitores, promovendo a inclusão digital através de acesso a serviços como e-mail e a conteúdos diversos, visando a inclusão digital destes beneficiários, mas destacando sempre as questões sociais, ambientais, culturais e fomentando o empreendedorismo. O ônibus foi doado ao CDI através de uma fundação, a Fundação Daniel Fortes e o Sebrae Sergipe. Os alunos da faculdade foram capacitados através da metodologia do CDI e atuaram como educadores aprendizes, monitores do projeto.

O projeto originou uma produção científica desenvolvida pelos próprios alunos de Letras, que foi apresentada na III Mostra de Iniciação Científica da FSLF, realizada em 2010, com o tema Inclusão Digital: Um projeto integrado do Curso de Letras com o CDI – Comitê para Democratização da Informática, pelos alunos Ariosvaldo Leal de Jesus, Ellen dos Santos Oliveira, Elma Ribeiro Andrade, Luiz Carlos N. da Hora e Valdilene Almeida Menezes, orientados pela professora da disciplina.

OBJETIVO GERAL

Instituir a prática investigativa e promover a inclusão digital.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Aplicar o conhecimento da sala de aula à prática profissional;
Trabalhar de forma interdisciplinar ou multidisciplinar;
Batizar aqueles que nunca tiveram acesso ao computador nem às tecnologias educacionais.
Síntese de Metodologia
Os alunos serão capacitados para atuarem como facilitadores e multiplicadores da inclusão digital.
O ônibus ficará parado nas feiras livres, para realizar o Batismo Digital, onde serão desenvolvidas atividades na Internet e em softwares específicos educativos.

Produto (s) Gerado (s):


Conhecimentos sobre responsabilidade social e cidadania mais a utilização.

Semana Acadêmica do Curso de Letras da FSLF

Responsável:Coordenação e Colegiado do Curso de Letras
O projeto consiste na organização semestral de um evento acadêmico-científico destinado aos estudantes do curso de Letras da FSLF e ao público acadêmico externo. O evento contará com a participação de palestrantes convidados, com a oferta de oficinas por parte de professores e acadêmicos, com a exibição de filmes e a apresentação de trabalhos acadêmicos, além de uma programação cultural destinada à formação dos estudantes de Letras. Além da participação do corpo docente, o projeto terá também a colaboração de uma comissão estudantil na organização do evento. A carga horária da Semana Acadêmica de Letras poderá variar entre 20 e 40 horas e dará ao participante assíduo direito a certificado. Parte da programação estudantil será construída no contexto das disciplinas cursadas no decorrer do semestre. O encontro se constitui também como evento destinado a oportunizar o cumprimento, por parte dos estudantes de Letras internos e externos, das Atividade Complementares, necessárias a sua formação.

OBJETIVO GERAL

Promover um evento de caráter científico cultural semestral destinado ao público de Letras, envolvendo o corpo docente e os acadêmicos do curso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Abrir espaço para o debate acadêmico num evento produzido pelo curso;
- Criar um espaço destinado à apresentação de trabalhos realizados pelos estudantes da casa sob orientação docente, para o público diversificado que se espera no evento;
- Enriquecer a formação do acadêmico de Letras, com saberes que venham a suplementar o conteúdo específico das disciplinas que constituem a matriz do curso.
Síntese de Metodologia
Para a execução do projeto, em primeira instância o tema do evento será ponto de pauta em reunião colegiada destinada à organização do evento. Uma vez escolhido o tema, será discutida, em reunião a programação do evento. A produção da Semana ficará ao encargo do Colegiado, da coordenação do curso e de uma comissão de estudantes, selecionada para a execução dos detalhes referentes à programação. Dentre outras coisas, a comissão terá fundamental participação no apoio logístico ao evento.

Produto (s) Gerado (s):

Saberes específicos relacionados ao curso de Letras, dentre outros produtos culturais advindos da participação de acadêmicos e professores nas atividades programadas.

A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COMO PRÀTICA PEDAGÓGICA

Responsável:
Profa. Dra. Vilma Mota Quintela

Linha de Pesquisa :Literatura Portuguesa III
Período de realização (início e término): 2010/2
Cursos Participantes:CURSO DE LETRAS
Períodos Participantes: Estudantes matriculados na disciplina

O projeto consiste no estudo dirigido de pontos contidos no conteúdo programático da disciplina Literatura Portuguesa III, previamente apresentados em classe, tendo em vista a produção, por etapas, de material didático destinado a estudantes do ensino médio, como requisito parcial para a aprovação na disciplina. O material, a ser produzido ao longo do semestre, será apresentado em classe pelos estudantes à medida que for concluída cada etapa. Para a execução do projeto, a turma será dividida em duplas. Ao final da disciplina, cada dupla apresentará um módulo contendo o conteúdo estudado em classe numa linguagem adequada ao público a que se destina.

OBJETIVO GERAL

Promover a prática da investigação literária, com vistas à produção de material didático para o ensino médio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Promover o estudo da literatura portuguesa tendo em vista a sua aplicabilidade no ensino;
- Promover o estudo da literatura objetivando a prática da construção de material didático pelos futuros professores matriculados na disciplina;
- Contribuir para o enriquecimento intelectual dos estudantes envolvidos no projeto.
Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?)
Os conteúdos relativos à disciplina Literatura Portuguesa III, que abrangem desde o período simbolista até o pós-modernismo, serão apresentados pela proponente em classe, por etapas. Paralelamente a isso, os estudantes matriculados na disciplina realizarão, em dupla, um estudo sobre o assunto dado, com base em uma bibliografia previamente levantada pelo aluno. Ao final de cada etapa, as duplas apresentarão um estudo ilustrado sobre o assunto, direcionado ao público do ensino médio. No final do semestre, cada dupla entregará à proponente do projeto um módulo completo sobre o assunto. O material cedido pelos acadêmicos ficará disponível ao estudante de Letras na biblioteca da faculdade.

Produto (s) Gerado (s):

Conhecimentos específicos relacionados ao estudo da literatura de portuguesa, bem como a especialização do futuro professor no que se refere à elaboração de material didático para o Ensino Médio. Módulos de Literatura Portuguesa destinados a estudantes secundaristas.

PRECONCEITO LINGUÍSTICO: PEÇA E DOCUMENTÁRIO

Responsável:
Profa. Dra. Vilma Mota Quintela

Linha de Pesquisa :Estudos Culturais / sociolinguística/Linguística
Período de realização (início e término): 2009/2
Cursos Participantes: CURSO DE LETRAS
Períodos Participantes: 2º período de Letras
O projeto consiste na realização de um documentário e de uma representação dramática, tendo como tema o preconceito lingüístico e cultural. Tais produtos serão realizados, respectivamente, por dois grupos contendo em torno de 10 alunos cada. A peça e o documentário, a serem produzidos pelas duas equipes, previamente definidas, terão como textos base as obras A Lingua de Eulália e Preconceito linguístico, de Marcos Bagno. Ambos os produtos decorrentes dessa atividade deverão ser apresentados na II Semana de Letras.

OBJETIVO GERAL

Levar ao público da II Semana de Letras a discussão sobre preconceito linguístico e cultural, a partir da realização de produtos culturais de relevância para o estudo do assunto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Possibilitar uma reflexão sobre a diversidade e sobre o preconceito lingüístico e cultural;
- Promover a realização de produtos pedagógicos voltados ao estudo de temas discutidos no contexto da disciplina em questão;
- Promover a produção cultural como prática pedagógica;
- Contribuir para o enriquecimento cultural do público presente na II Semana do Curso de Letras.
Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?)
A partir de uma discussão realizada na disciplina Linguística, ministrada pela proponente, sobre diversidade lingüística e cultural, serão formadas duas equipes de alunos para realizar uma investigação prévia sobre o tema preconceito lingüístico e cultural, com base no estudo das obras Preconceito linguístico e A Lingua de Eulália, de Marcos Bagno. O tema será discutido em classe a partir da leitura de um conjunto de textos contidos no módulo da disciplina, disponibilizado previamente. Em seguida, definidas as respectivas equipes de trabalho, os grupos partirão para a produção de um roteiro, com base no qual serão realizados a peça e o documentário, a serem apresentados no contexto da II Semana de Letras. A atividade demandará dos acadêmicos envolvidos em torno de 20 horas de atividade e será avaliada como requisito parcial para a aprovação na disciplina.

Produto (s) Gerado (s):

Um documentário e uma peça teatral sobre o tema preconceito lingüístico e cultural.

PRODUÇÃO, ESTUDO E MONTAGEM DE MEDEIA

Responsável:
Profa. M.Sc. Fabília Aparecida Rocha de Carvalho

Linha de Pesquisa :Teoria da Literatura
Período: Início do Semestre 2009/1 Fim do Semestre 2009/1
Cursos Participantes: CURSO DE LETRAS
Períodos Participantes: 1º e 2º períodos do Curso de Letras

Estudo e pesquisa sobre a tragédia grega, culminando com a apresentação da peça Medeia, de Eurípedes, adaptada pela professora e apresentada durante a I Semana de Letras da FSLF.
OBJETIVO GERAL
Estudo e pesquisa sobre gêneros literários.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

•Pesquisar sobre o gênero drama, norteando-se nos preceitos de Aristóteles sobre a tragédia;
•Montar a tragédia para apresentação em palco, na I Semana de Letras;
•Vivenciar a pesquisa, focando as categorias da narrativa: tempo, personagem, espaço e trama.
Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?)
Após estudos e leituras sobre a tragédia grega, escrever-se-á uma adaptação da peça, que será ensaiada e representada no contexto da I Semana de Letras. Para realizar o trabalho, os acadêmicos entrarão em contato com os “signos” do teatro - palco, cenário, iluminação, figurino e som- e aprenderão a usá-los tendo em vista o fim a que este se propõe.

Produto (s) Gerado (s):
Encenação da peça e a catarse dos espectadores.

PRODUÇÃO, ESTUDO E MONTAGEM DO AUTO DA BARCA DO INFERNO

Responsável: profa. Dra. Vilma Mota Quintela
Linha de pesquisa: Literatua Portuguesa
Período: Início do Semestre 2009/ Fim do Semestre 2009/2
Períodos Participantes: 3º período do Curso de Letras

O projeto em questão consiste no estudo, adaptação e montagem do Auto da Barca do Inferno, obra do dramaturgo português Gil Vicente, produzida no século XVI. O estudo da obra, escrita originalmente em português arcaico, será realizado em sala de aula pela ministrante da disciplina Literatura Portuguesa I, a professora Drª Vilma Mota Quintela, proponente do projeto. O projeto será realizado pelos acadêmicos matriculados na disciplina, em curso no segundo semestre de 2009, e terá a proponente como orientadora. A produção do espetáculo será realizada como atividade extraclasse, salvo a sua orientação, para a qual serão secionadas oito horas aula.

OBJETIVO GERAL

Promover o estudo e a divulgação desse clássico da língua portuguesa junto ao público interno e externo da II Semana de Letras, bem como o desenvolvimento, por parte dos realizadores do projeto, de uma atividade artística de relevância acadêmica e cultural.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Aproximar de forma lúdica e produtiva o estudante de Letras da obra de Gil Vicente e do gênero dramático;
- Familiarizar o estudante de Letras com a linguagem dramática medieval, evidenciando a identificação do teatro popular nordestino brasileiro com o clássico português;
- Incentivar o envolvimento do estudante de Letras com atividades formativas criativas direcionadas à comunidade acadêmica interna e externa.

Síntese de Metodologia
Para atender aos objetivos propostos, os realizadores do projeto se submeterão, inicialmente, ao estudo da obra em sua versão original, em português arcaico, e da bio-bibliografia de Gil Vicente, procurando contextualizá-la em sua época e observando a atualização da produção vicentina em obras como O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Após isso, será montada uma equipe de produção da qual participarão, em princípio, todos os acadêmicos inscritos na disciplina. O grupo se constituirá de um diretor artístico, de um roteirista, de produtores responsáveis pela viabilização da montagem e pela encenação da peça, de atores, figurinistas e cenaristas. Montada a equipe, os realizadores partirão para a execução da montagem, que será supervisionada pela proponente do projeto, tendo em vista avaliá-los, tomando como critérios os objetivos da disciplina. Para a consecução do projeto, os realizadores contarão com recursos próprios e com o apoio logístico da instituição.

Identidades culturais na pós-modernidade

Responsável: Profa. Dra. Vilma Mota Quintela Períodos Participantes: Estudantes do Curso de Letras de diversos períodos Período de realização (início e término):2010/2 O projeto consiste em fomentar a iniciação científica e a prática da extensão entre estudantes do curso de Letras da FSLF, tomando-se, como instrumental, referenciais teóricos dos Estudos Culturais. Os projetos de iniciação científica serão propostos pelos estudantes matriculados na disciplina Optativa Identidades Culturais na Pós-Modernidade, ministrada pela proponente, e serão avaliados como requisito necessário à aprovação do aluno na disciplina. O projeto envolverá os estudantes nela matriculados, os quais desenvolverão, em equipe, micro-projetos investigativos sobre temas relacionados a atuais questões culturais e identitárias. O resultado dos projetos desenvolvidos constituirá material para a criação de blogs, tendo-se em vista o compartilhamento virtual do produto da investigação, unindo-se, assim, numa mesma proposta, práticas investigativas e extensivas. OBJETIVO GERAL Promover a iniciação científica e a prática da extensão entre estudantes do curso de Letras da FSLF, utilizando-se o blog como ferramenta educacional. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Fomentar a prática investigativa sobre temas relacionados a questões culturais e identitárias contemporâneas; - Promover a prática extensiva tendo como recurso o instrumental da comunicação virtual; - Contribuir para a instituição do diálogo cultural entre os estudantes realizadores e a comunidade virtual. Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?) O projeto se desenvolverá por etapas. Na primeira, os estudantes, distribuídos em equipes previamente definidas, participarão de um fórum sobre o tema da disciplina, tendo como base o livro A Identidade cultural na pós-modernidade, de S. Hall. As postagens sobre a leitura dos textos estudados serão feitas em um blog que levará o nome da disciplina. Na segunda etapa, os grupos partirão para a escolha de um tema, sobre o qual desenvolverão um micro-projeto e uma prática investigativa, que reunirá pesquisa bibliográfica e de campo. Além disso, numa terceira etapa, cada grupo criará um blog contendo os resultados obtidos com a realização do trabalho. Toda a parte referente à construção técnica dos blogs ficará ao encargo da monitora Suzy Dayse Vasconcelos, que proporá um projeto específico para a criação do blog da disciplina e orientará a criação dos blogs pelas equipes. O blog da disciplina conterá os links desses blogs diversos, de forma a se facilitar a circulação dos resultados dos trabalhos realizados entre as equipes realizadoras. Esses resultados serão avaliados como requisitos parciais à aprovação na disciplina. Produto (s) Gerado (s): Conhecimentos relacionados à área dos Estudos Culturais e blogs educativos sobre temas pertinentes a esse campo de pesquisa. O blog da disciplina pode ser visitado pelo endereço: http://www.identidadeculturalfslf.blogspot.com/