quinta-feira, 7 de abril de 2011

II Seminário para as Relações Étnico-raciais: A Lei 10.639/03, na Educação Básica

Responsável:Prof. Marcos Vinícius Melo dos Anjos
Período: 02 e 03 de dezembro 2010. Turno noturno.
Cursos Participantes:CURSO DE LETRAS E PEDAGOGIA

Com a publicação da Lei nº 10.639/2003, o Conselho Nacional de Educação aprovou o Parecer CNE/CP 3/2004/ Conselho Nacional de Educação/ Conselho Pleno/DF, que institui as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas a serem executadas pelos estabelecimentos de ensino de diferentes níveis e modalidades, cabendo aos sistemas de ensino, no âmbito de sua jurisdição, orientar e promover a formação de professores e supervisionar o cumprimento das Diretrizes.
As Instituições de Ensino Superior (IES) não formam convocadas diretamente a inserir na sua matriz curricular conteúdos que contemplasse a Lei 10.639/03, dessa forma a implicação de atendimento a lei fica a cargo somente da Educação Básica seja para as escolas das redes federal, estadual e municipal como também para as da rede privada de ensino.
Uma grande questão que perpassa pelas discussões nos Fóruns das academias é: a legislação passa a exigir que da Educação Básica uma prática efetiva nas questões de História e Cultura Afro-Brasileira ao mesmo tempo não comprometem as instituições que trabalham com a graduação dos profissionais da educação. Dessa forma entendemos que mesmo sem uma exigência legal, torna-se necessário um comprometimento de todos os envolvidos no processo de formação.
O Núcleo de Africanidades e Relações Étnico-raciais (NARÉ) da Faculdade São Luis de França, propõe através de pesquisas e estudos uma pratica voltada para a valorização das relações étnicorraciais, do respeito a diversidade, formação holística em busca de uma sociedade equânime.

OBJETIVO GERAL

Promover um debate sobre discriminação, preconceito e racismo no ambiente escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover o conhecimento da Lei 10.639/03 para os discentes e docentes da Faculdade São Luís de França;
Democratizar a Lei 10.639/03 para os professores da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju;
Propiciar aos acadêmicos a experiência de estudo de textos sobre as questões étnico-raciais no campo da Educação;
Conhecer e refletir sobre recursos para serem utilizados na educação básica;
Possibilitar aos docentes da Faculdade São Luís de França uma efetiva pratica que contemple a formação dos profissionais da educação em atendimento a aplicabilidade da Lei 10.639/03 na Educação Básica.

Síntese de Metodologia
O II Seminário: Educação para as Relações Étnico-raciais: a Lei 10.639/03 na Educação Básica é uma promoção da Faculdade São Luis de França através do Núcleo de Africanidades e Relações Étnico-raciais NARÉ, com o objetivo de promover uma reflexão sobre a aplicabilidade de conteúdos sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na educação básica.
O evento será realizado em parceria com instituições governamentais e não governamentais durante os dias 2 e 3 de DEZEMBRO do corrente ano, da seguinte forma:
• MEC / SECAD – Divulgação do evento pela rede de articulação dos Fóruns no Brasil;
• MPE – Participação com palestrante na Mesa Redonda.
• SEED / DED / NEDIC – Participação com palestrante na Mesa Redonda, articulação com professores da SEED / DEA com experiências exitosas sobre a Lei 10.639/03 e Divulgação do Evento junto as Unidades de Ensino;
• SEMED - Articulação com professores da SEMED com experiências exitosas sobre a Lei 10.639/03 e Divulgação do Evento junto as Unidades de Ensino;
• Fórum Permanente de Educação – Divulgação do Evento;
• Editora FTD, e Livraria Shopping do Estudante – Folder para divulgação;
• Infographics – Divulgação na Revista Perfil e disponibilização de brindes para sorteio;
• Edições Sergipe Cultura - disponibilização de livros para sorteio;
• Programa Matéria Prima – Divulgação e cobertura do evento.

Para a realização do II Seminário para as Relações Étnico-raciais: A Lei 10.639/03, na Educação Básica a faculdade São Luís de França selecionará acadêmicos para compor a equipe de coordenação, que receberá em contrapartida uma certificação de 20 horas.

Aos participantes do II Seminário receberão a certificação de 20 horas.

Produto (s) Gerado (s):

II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

Responsável:Prof. Marcos Vinícius Melo dos Anjos

Período:):22 de setembro de 2009. Turno noturno.
Cursos Participantes: CURSO DE LETRAS E PEDAGOGIA
Períodos Participantes: 1º período.

Com o objetivo de promover um debate acerca da Lei 10.639/03, que determina a inclusão de conteúdos de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na educação básica em todo o território nacional, a Faculdade São Luis de França (FSLF), através do Núcleo de Africanidades e Relações Étnico-raciais (NARE), em parceria com o Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado de Sergipe, promove no dia 22 de setembro, no auditório Lourival Batista o Seminário Educação nas Relações Étnico-raciais, a Lei 10.639/03 na educação Básica.

O Seminário é uma idealização e terá a coordenação professor Marcos Vinícius Melo dos Anjos, professor da FSLF, membro do Fórum (representante da SEED) e exerce também a função de técnico do Núcleo de Educação, da Diversidade e Cidadania na Secretaria de Estado da Educação trabalhando com a institucionalização da Lei 10.639/03 na rede estadual.

A educação formal é um dos instrumentos decisivos para a promoção da cidadania e do apoio às populações que vivem em situação de vulnerabilidade. Além disso, como direito humano é fundamental para romper o ciclo da pobreza e promover a inclusão social.

A população afro-descendente vem sendo marginalizada ao longo dos anos, e apesar das políticas públicas educacionais do governo federal para minimizar os graves problemas de segregação existente, as desigualdades e as disparidades entre brancos e afro-descendentes ainda se perpetuam.

Sabemos que uma das formas de buscar a equidade social é oportunizar a todos o acesso e a permanência a educação. Acreditamos que com a implementação da Lei 10.639/03 na educação básica colaborará positivamente nas Relações étnco-raciais nas unidades de ensino.

OBJETIVO GERAL

Promover um debate sobre discriminação, preconceito e racismo no ambiente escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover o conhecimento da Lei 10.639/03 para os discentes e docentes da Faculdade São Luís de França;
Democratizar a Lei 10.639/03 para os professores da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju;
Propiciar aos acadêmicos a experiência de estudo de textos sobre as questões étnico-raciais no campo da Educação;
Conhecer e refletir sobre recursos para serem utilizados na educação básica;
Possibilitar aos docentes da Faculdade São Luís de França uma efetiva pratica que contemple a formação dos profissionais da educação em atendimento a aplicabilidade da Lei 10.639/03 na Educação Básica.

Síntese de Metodologia
O seminário contará com as palestras da professoras Virley Santos - coordenadora da implementação políticas de educação nas relações étnico-raciais da Escola Agrotécnica de São Cristóvão e atualmente exerce a função de secretaria na diretoria executiva do FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL DO ESTADO DE SERGIPE - e a Mª Conceição Santos G. Mascarenhas - Coordenadora do Núcleo de Educação, da Diversidade e Cidadania NEDIC, pertencente ao Departamento de Educação DED da Secretaria de Estado da Educação SEED.
O público a que se destina esse seminário são os acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia da Faculdade São Luis de França e estudantes do curso normal do Instituto Educacional Rui Barbosa IERB, pertencente a rede estadual de ensino.

Após as falas será realizado um debate entre o público e as palestrantes, com a finalidade de dirimir as dúvidas e esclarecer as questões conflitantes.

Produto (s) Gerado (s):


I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.

OFICINA DE LITERATURA BRASILEIRA

Responsável:Profa. Dra. Vilma Mota Quintela

Proponente:Suzy Dayse V.B.da Silva ( Monitora)

A oficina de Literatura será ofertada ao público interno e externo da FSLF durante a IV Semana Acadêmica de Letras, com o objetivo de aprimorar o conhecimento acerca dos estilos literários de época. A oficina consiste em apresentar os estilos literários de cada época aos participantes;produzir mapas conceituais com as características das escolas literárias e analisar as características dos poemas pertencentes a cada escola literária.

OBJETIVO GERAL

Contribuir para aprimorar os conhecimentos dos alunos iniciantes do curso sobre os estilos de época literários.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

. Proceder a uma revisão geral sobre os estilos de época literários;
. Produzir mapas conceituais com as características das escolas literárias;
- Analisar as características dos poemas pertencentes a cada escola literária.

Síntese de Metodologia
A oficina, ministrada pela monitora Suzy Dayse Vasconcelos, será desenvolvida a partir da apresentação de slides com as características e o contexto histórico de cada estilo literário. No segundo momento, serão distribuídos textos com poemas, sem a citação do nome do autor, para que cada grupo possa identificá-lo. No último momento da oficina cada grupo apresentará em cartolina o seu mapa conceitual sobre o estilo literário previamente sorteado.

Produto (s) Gerado (s):
Oficina sobre estilos literários brasileiros.

Exposição e feira de literatura de cordel

Responsável:Profa. Dra. Vilma Mota Quintela
Linha de Pesquisa :Estudos Culturais / sociolinguística/Linguística
Período de realização (início e término): 2009/2
Cursos Participantes: CURSO DE LETRAS
Períodos Participantes: 2º período de Letras
O projeto consiste em realizar uma exposição e uma feira de cordéis no contexto da II Semana de Letras da FSLF, tendo-se em vista divulgar essa produção entre os estudantes e professores esperados no evento, valorizando-se assim a cultura regional e os valores poéticos locais. A produção do evento ficará ao encargo da proponente, que orientará uma equipe de estudantes matriculados na disciplina Linguística, ministrada pela proponente do projeto. A atividade será avaliada no contexto dessa disciplina. A feira deverá trazer à apreciação do público uma diversificada produção de cordéis, incluindo-se clássicos e obras contemporâneas, e contará com a presença de autores locais, como o poeta João Firmino Cabral, hoje referência nessa tradição.

OBJETIVO GERAL

Divulgar, entre estudantes e professores do curso de Letras, a produção cultural regional e os poetas populares locais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Possibilitar uma reflexão sobre a diversidade lingüística e cultura;
- Promover o estudo da literatura de cordel entre os estudantes de Letras da FSLF;
- Promover a produção cultural como prática pedagógica;
- Contribuir para o enriquecimento cultural do público presente na II Semana do Curso de Letras.
Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?)
A partir de uma discussão realizada na disciplina Linguística, ministrada pela proponente, sobre diversidade lingüística e cultural, será selecionada uma equipe de alunos para realizar uma investigação prévia sobre a literatura de cordel, tendo em vista a organização de uma exposição sobre o assunto, no contexto da II Semana de Letras. Junto com isso, será organizada pela proponente, com o auxílio da comissão estudantil, uma feira de literatura de cordel com a presença de poetas locais. A atividade demandará dos acadêmicos envolvidos em torno de 20 horas de atividades e terá como orientadora a proponente do projeto.

Produto (s) Gerado (s):

I Exposição e feira de literatura de cordel da FSLF.

LEITURAS CINEMATOGRÁFICAS DE OBRAS LITERÁRIAS

Responsável:Profa. Dra. Vilma Mota Quintela
Linha de Pesquisa :Literatura comparada/Teoria literária
Período de realização (início e término): Evento semestral iniciado em 2009/2
Cursos Participantes: CURSO DE LETRAS
Períodos Participantes: Estudantes do Curso de Letras de diversos períodos
O projeto consiste na apresentação, no contexto das Semanas Acadêmicas de Letras, de filmes baseados em clássicos brasileiros e estrangeiros da literatura. Apresentar-se-á, como parte da programação da Semana, uma sessão de filmes, cuja exibição será antecedida pelo comentário de um professor convidado. Nas edições do projeto já previstas, serão apresentados os filmes: A Hora da Estrela, Vidas Secas, Macunaíma, O Pagador de promessas, entre outros baseados em clássicos a serem estudados no semestre em questão.

OBJETIVO GERAL

Promover a exibição de clássicos do cinema nacional e estrangeiro associada à discussão sobre as relações existentes entre a leitura literária e a leitura fílmica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Tornar acessíveis aos estudantes clássicos do cinema nacional e estrangeiro;
- Fornecer elementos para o estudo comparativo entre cinema e literatura;
- Contribuir para o enriquecimento cultural do público de estudantes esperado para o evento.
Síntese de Metodologia
O projeto será desenvolvido com a participação da comissão de estudantes recrutada para a organização das Semanas Acadêmicas. Os filmes escolhidos serão baseados em obras literárias em estudo durante o semestre. A produção da mostra ficará ao encargo da proponente e da comissão de estudantes. Os filmes apresentados serão antecedidos de um estudo comparativo entre o filme e a obra, apresentado por um professor convidado. Depois da exibição, será promovido um debate entre a platéia e o professor responsável pela apresentação do filme.

Produto (s) Gerado (s):

Conhecimentos específicos relacionados à área da literatura comparada e, de modo genérico, a ampliação do horizonte cultural dos estudantes a quem o projeto se destina.

Batismo Digital

Responsável:Prof. Ma. Cristiane Tavares F. de Moraes Nunes.

Linha de Pesquisa :Tecnologia Educacional
A Faculdade São Luís de França, via a disciplina Tecnologia Educacional, no primeiro período do curso de Letras, através de uma visão integradora e no intuito de unificar o conhecimento à prática, apresenta projeto, da proposta de trabalho interdisciplinar, desenvolvida em parceria com uma das maiores ONGs de inclusão digital do Brasil: o CDI – Comitê para a Democratização da Informática. O projeto foi denominado Batismo Digital e marcou no Estado de Sergipe uma campanha nacional de Inclusão Digital, que acontece anualmente em todo País.

O projeto contempla levar os alunos da disciplina de Tecnologia até um ônibus equipado com 15 computadores conectados à internet, que atuaram como monitores, promovendo a inclusão digital através de acesso a serviços como e-mail e a conteúdos diversos, visando a inclusão digital destes beneficiários, mas destacando sempre as questões sociais, ambientais, culturais e fomentando o empreendedorismo. O ônibus foi doado ao CDI através de uma fundação, a Fundação Daniel Fortes e o Sebrae Sergipe. Os alunos da faculdade foram capacitados através da metodologia do CDI e atuaram como educadores aprendizes, monitores do projeto.

O projeto originou uma produção científica desenvolvida pelos próprios alunos de Letras, que foi apresentada na III Mostra de Iniciação Científica da FSLF, realizada em 2010, com o tema Inclusão Digital: Um projeto integrado do Curso de Letras com o CDI – Comitê para Democratização da Informática, pelos alunos Ariosvaldo Leal de Jesus, Ellen dos Santos Oliveira, Elma Ribeiro Andrade, Luiz Carlos N. da Hora e Valdilene Almeida Menezes, orientados pela professora da disciplina.

OBJETIVO GERAL

Instituir a prática investigativa e promover a inclusão digital.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Aplicar o conhecimento da sala de aula à prática profissional;
Trabalhar de forma interdisciplinar ou multidisciplinar;
Batizar aqueles que nunca tiveram acesso ao computador nem às tecnologias educacionais.
Síntese de Metodologia
Os alunos serão capacitados para atuarem como facilitadores e multiplicadores da inclusão digital.
O ônibus ficará parado nas feiras livres, para realizar o Batismo Digital, onde serão desenvolvidas atividades na Internet e em softwares específicos educativos.

Produto (s) Gerado (s):


Conhecimentos sobre responsabilidade social e cidadania mais a utilização.

Semana Acadêmica do Curso de Letras da FSLF

Responsável:Coordenação e Colegiado do Curso de Letras
O projeto consiste na organização semestral de um evento acadêmico-científico destinado aos estudantes do curso de Letras da FSLF e ao público acadêmico externo. O evento contará com a participação de palestrantes convidados, com a oferta de oficinas por parte de professores e acadêmicos, com a exibição de filmes e a apresentação de trabalhos acadêmicos, além de uma programação cultural destinada à formação dos estudantes de Letras. Além da participação do corpo docente, o projeto terá também a colaboração de uma comissão estudantil na organização do evento. A carga horária da Semana Acadêmica de Letras poderá variar entre 20 e 40 horas e dará ao participante assíduo direito a certificado. Parte da programação estudantil será construída no contexto das disciplinas cursadas no decorrer do semestre. O encontro se constitui também como evento destinado a oportunizar o cumprimento, por parte dos estudantes de Letras internos e externos, das Atividade Complementares, necessárias a sua formação.

OBJETIVO GERAL

Promover um evento de caráter científico cultural semestral destinado ao público de Letras, envolvendo o corpo docente e os acadêmicos do curso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Abrir espaço para o debate acadêmico num evento produzido pelo curso;
- Criar um espaço destinado à apresentação de trabalhos realizados pelos estudantes da casa sob orientação docente, para o público diversificado que se espera no evento;
- Enriquecer a formação do acadêmico de Letras, com saberes que venham a suplementar o conteúdo específico das disciplinas que constituem a matriz do curso.
Síntese de Metodologia
Para a execução do projeto, em primeira instância o tema do evento será ponto de pauta em reunião colegiada destinada à organização do evento. Uma vez escolhido o tema, será discutida, em reunião a programação do evento. A produção da Semana ficará ao encargo do Colegiado, da coordenação do curso e de uma comissão de estudantes, selecionada para a execução dos detalhes referentes à programação. Dentre outras coisas, a comissão terá fundamental participação no apoio logístico ao evento.

Produto (s) Gerado (s):

Saberes específicos relacionados ao curso de Letras, dentre outros produtos culturais advindos da participação de acadêmicos e professores nas atividades programadas.