quinta-feira, 7 de abril de 2011

CARPE DIEM: PROJETO EDUCACIONAL FAZENDO LETRAS

Responsável:Profa. Dra. Vilma Mota Quintela

Início :01/02/2010 Término: 18/06/2010
Cursos Participantes:CURSO DE LETRAS
Períodos Participantes: 4º período do Curso de Letras


O Carpe Diem: Projeto Educacional Fazendo Letras surgiu como uma proposta de extensão do curso de Letras da FSLF, vinculada à disciplina Estágio Supervisionado. O projeto consiste em preparar acadêmicos voluntários, matriculados na disciplina, para lecionar conteúdos de língua portuguesa e literatura a estudantes do Ensino Médio, tendo-se em vista preparar estes últimos para exames seletivos com vistas ao ingresso no curso superior. O público alvo do projeto será constituído de alunos regularmente matriculados em escolas públicas do entorno social da IES, sendo este um critério para o aceite da inscrição do secundarista no curso de extensão. A construção do material didático a ser usado no curso ficará ao encargo dos acadêmicos voluntários vinculados ao projeto, os quais terão como orientadores a professora proponente e um professor tutor. O projeto contará ainda com a participação de um monitor, selecionado entre os estudantes voluntários, o qual terá como função prestar auxílio aos professores no que tange à preparação das aulas e à construção de material didático pelos estagiários. A produção do curso, incluindo a sua divulgação, também ficará ao encargo dos professores e acadêmicos voluntários envolvidos na realização do projeto.


OBJETIVO GERAL

• A ação pedagógica voltada à capacitação do estagiário do Curso de Letras da FSLF e ao desenvolvimento do nosso entorno social, objetivando inserir os formandos do curso em práticas educativas e ações sociais junto à comunidade estudantil externa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Desenvolver práticas educativas a partir de oficinas temáticas, utilizando o espaço acadêmico como local de intervenções sócio-pedagógicas, direcionadas a estudantes das escolas públicas do nosso entorno social;
• Promover a prática pedagógica no que se refere às competências relacionadas ao estágio supervisionado de regência;
• Preparar oficinas educativas pedagógicas, para estudantes de escolas públicas de Aracaju.
Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?)
A realização do projeto se dará em três etapas: 1. Preparação didático-pedagógica, incluindo a observação de aulas em escolas públicas pelos estagiários; 2. Produção do curso, incluindo a sua divulgação e preparação de material didático a ser aplicado; 3. Prática didático-pedagógica, que se desenvolverá em forma de módulos; 4. Avaliação do curso e preparação dos relatórios de estágio. Serão reservadas 40 horas para a primeira etapa e 40 horas para a segunda e para a quarta etapa respectivamente, totalizando, essas três etapas, 80 horas de atividade. A etapa referente à Prática Pedagógica propriamente dita se desenvolverá em oito módulos letivos, com duração de quatro horas cada. O conteúdo desses módulos será distribuído igualitariamente entre os acadêmicos estagiários, excetuando-se o primeiro módulo, que será ministrado por professores da faculdade, previamente convidados. As aulas do curso de extensão se realizarão aos sábados, havendo uma turma matutina e outra vespertina, disponibilizando-se 30 vagas para cada uma dessas turmas.


Produto (s) Gerado (s):

Material didático e aulas preparatórias direcionadas ao Ensino Médio.

BLOGS DO CURSO DE LETRAS

Responsável:Profª Drª Vilma Mota Quintela (Coordenadora do Curso)

Proponente:Suzy Dayse Vasconcelos B. Silva (Monitora)

A idéia de criar e administrar blogs educativos na WEB surge como necessidade de apresentar um suporte de mídia-internet para facilitar a inclusão digital e a utilização de gêneros digitais, bem como auxiliar na produção textual, a partir do hipertexto, que exige do futuro professor um conhecimento globalizado, interdisciplinar e cada vez mais íntimo das tecnologias da informação e da comunicação. O projeto tem como público-alvo o corpo docente e discente do curso de Letras da FSLF e toda a comunidade virtual. O blog Fazendo Letras, já em desenvolvimento, dá continuidade à idéia do Blog da II Semana de Letras, veículo virtual piloto do curso de Letras da FSLF. Os Blogs do curso de Letras podem ser visitados através dos endereços:
http://www.semanadeletrasfslf.blogspot.com/
http://www.fazendoletrasfslf.blogspot.com/

OBJETIVO GERAL
Aproximar os alunos das Tecnologias da Informação e da Comunicação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
. Difundir a comunicação virtual entre os acadêmicos do curso de letras;
. Divulgar textos de professores e estudantes do curso de Letras sobre temas pertinentes ao curso;
. Usar o blog como suporte pedagógico;
. Democratizar um veículo de mídia digital para o desenvolvimento da leitura;
. Divulgar as produções acadêmicas do curso de Letras.

Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?)
O projeto de criação do blog Fazendo Letras contará com a participação de professores e acadêmicos do curso de Letras da FSLF, que deverão fornecer material, isto é, textos e informações pertinentes ao curso, para postagem no blog. A proponente do projeto, a acadêmica e monitora do curso de Letras Suzy Dayse Vasconcelos, ficará responsável pela criação e administração do blog, tendo, para isso, a orientação da coordenadora do curso de Letras, a profª Drª Vilma Mota Quintela, solicitante do projeto, a qual também atuará como colaboradora do blog.

Produto (s) Gerado (s):
O blog do curso de Letras contendo textos postados por alunos e professores, bem como a memória virtual do curso.

BLOG DA DISCIPLINA IDENTIDADES CULTURAIS NA PÓS-MODERNIDADE

Responsável: Profa. Dra. Vilma Mota Quintela

Proponente: Suzy Dayse Vasconcelos ( monitora)

Linha de Pesquisa :Identidades Culturais na pós-modernidade
Início (Data): 18/08/2010 Término (Data e Horário): 20/12/2010 Cursos Participantes:CURSO DE LETRAS Períodos Participantes: 3º, 4º e 5º períodos do Curso de Letras

O projeto consiste na criação do blog da disciplina Identidades Culturais na Pós-modernidade pela aluna e monitora do curso de Letras Suzy Dayse Vasconcelos, que o propõe, como uma prática pedagógica de inclusão digital e de extensão, aos alunos matriculados na disciplina. O blog será construído com o propósito de abrigar postagens relacionadas às discussões teóricas desenvolvidas em sala de aula, bem como os links dos blogs a serem, posteriormente, construídos pelas equipes de estudantes. Os comentários sobre as leituras realizadas serão postados no blog e se destinarão a uma avaliação da professora ministrante da disciplina e responsável pelo projeto. Durante a II unidade da disciplina, a monitora proponente do blog realizará uma oficina sobre a criação de blogs para os estudantes envolvidos no projeto. Com base nas instruções recebidas, as equipes de estudantes criarão cada uma o seu próprio blog contendo os resultados da prática investigativa realizada no contexto da disciplina em questão. Objetivos (Específicos e Geral) do Projeto/Atividade (para que o Projeto/Atividade?) OBJETIVO GERAL Desenvolver no corpo discente a habilidade para criação de blogs e seu uso como suporte pedagógico na cibercultura OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Promover o aprendizado da criação de blogs; - Incentivar a produção textual a partir do incentivo da prática da postagem em veículo de comunicação virtual; - Divulgar as pesquisas sobre a temática da disciplina no ciberespaço. Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?) A ação pedagógica foi desenvolvida em três momentos: 1- A monitora construirá o blog da disciplina Identidades Culturais na Pós-modernidade; 2- A monitora instruirá os alunos quanto ao acesso e à postagem no blog da disciplina; 3- A monitora oferecerá aos estudantes uma oficina sobre a criação de blogs, a partir da qual cada equipe criará o seu veículo de comunicação virtual. Produto (s) Gerado (s): Todos os textos postados pelos alunos e pela professora da disciplina, além dos blogs criados. O blog pode ser visitado no endereço: http://www.identidadeculturalfslf.blogspot.com/

ATUALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

Responsável:Profa. Suely Mendes Braga

Linha de Pesquisa :Língua Portuguesa
Início: Todo semestre Término: De acordo com a disponibilidade do prof. responsável
Cursos Participantes: Qualquer curso
Períodos Participantes: Todos os períodos
Quantitativo de Alunos: 60


Tanto na esfera acadêmica quanto na profissional, como para acesso a concursos de cargos públicos, espera-se que o indivíduo apresente domínio da língua materna na modalidade oral, em situações comunicativas diversas, e na modalidade padrão escrita. Domínio que deve estar articulado à função social das linguagens circulantes nos meios em que este indivíduo atue, e que são constantemente solicitadas. Para isso é imprescindível que se saiba identificar a gramática sob a abordagem de função e uso, considerando reconhecimento das classes de palavras que a compõem, bem como sua sintaxe. Tendo em vista as constantes demandas de apresentação de competências de uso da Língua Portuguesa, a Faculdade São Luis oferece ao público interno e externo o Curso de Atualização em Língua Portuguesa com o Novo Acordo Ortográfico.

Objetivos

• Atualizar estudantes e profissionais sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa;
• Apresentar as novas abordagens de aprendizagem da gramática na perspectiva da lingüística textual, descrevendo função e uso das classes de palavras em situações práticas;
• Revelar procedimentos úteis para a construção de conhecimento gramatical relativo à sintaxe da língua portuguesa, incluindo todas as classificações.
Metodologia

Aula presencial, expositiva dialógica, com apresentação de material teórico, resolução de exercícios e leitura de textos, utilizando material impresso e slides.

Produto (s) Gerado (s):

Curso de extensão – Atualização em Língua Portuguesa

ESTUDO BIOBIBLIOGRÁFICO DOS AUTORES CANÔNICOS DA LITERATURA BRASILEIRA PRODUZIDA NO SÉCULO XIX

Responsável: Profa. Sara Rogéria Barbosa
Linha de Pesquisa :LITERATURA BRASILEIRA (DO ROMANTISMO AO SIMBOLISMO)

Período: 2010/2
Períodos Participantes: 4º período do Curso de Letras

ESTUDO BIOBIBLIOGRÁFICO DOS AUTORES CANÔNICOS DA LITERATURA BRASILEIRA PRODUZIDA NO SÉCULO XIX surgiu como forma de avaliar os alunos do 4º período de Letras da FSLF. Como a prática de leitura era muito pouca, e somente alguns alunos sabiam quem eram os principais autores dos períodos literários estudados, resolvemos ampliar a atividade avaliativa para uma pesquisa verticalizada. Foram escolhidos alguns autores de cada período e sobre eles os alunos deveriam fazer uma pesquisa biobibliográfica para, somente após a coleta desses dados, escolherem uma obra literária para analisar. A fim de dar corpo às analises, foram trabalhados em sala de aula teóricos que versam sobre a estrutura de textos narrativos e seus elementos, além de textos específicos de literatura brasileira. Os resultados encontrados deveriam ser apresentados em sala de aula e transformados em banner para a Semana Acadêmica Cientifica da FSLF. Foram escolhidos aqueles que apresentaram maior consistência teórica e cujos alunos/autores demonstraram ter maior domínio sobre o que produziram. Percebeu-se que a pesquisa resultou também em afinidades para além da disciplina, apontando prováveis objetos de pesquisa para TCC e pós-graduação.

OBJETIVO GERAL

• Elaborar um estudo biobibliográfico de alguns autores românticos, realistas e naturalistas a fim de despertar no aluno o interesse em ler os clássicos da literatura brasileira e conhecer seus principais representantes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Identificar quais os principais representantes da literatura brasileira do século XIX por escolas e entender seu status à luz do que a historiografia literária;
• Selecionar algumas obras desses autores, preferencialmente aquelas em que é possível identificar as características que marcaram o estilo literário a que pertencem ou as que individualizam cada um dos autores;
• Fazer o levantamento de dados biográficos mais relevantes e bibliográficos a fim e apresentar de forma consistente o autor e abra que pretende analisar;
• Verificar a presença das características da escola literária a que pertence o autor em sua produção literária, fato que pode ou não ratificar a importância canônica da obra.
Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?)
A realização do projeto ocorreu em etapas de acordo com os objetivos específicos traçados. Os alunos fizeram um levantamento dos principais autores brasileiros do século XIX e optaram por fazer a pesquisa, em sua maioria, sobre os prosadores em detrimento dos poetas. À medida que era feito o levantamento, trabalhávamos textos em sala de aula, associando informações teóricas à produção literária propriamente dita. Escolhidos os autores por escolas, os alunos escolheram as obras e apresentaram os resumos frutos das leituras feitas. Era obrigatória a presença, nos textos produzidos, das características que justificavam ser aquela obra uma representante da escola/autor escolhido. A fim de enriquecer a pesquisa, utilizamos também como fonte a projeção de filmes que estavam disponíveis de acordo com as obras escolhidas.
De posse das informações, os alunos produziram textos preliminares que foram revisados e corrigidos até que apresentassem condições de ser transformados em banner apresentáveis em evento acadêmico.

Produto (s) Gerado (s):
Banner,
Apresentações orais em evento acadêmico local.

LEITURAS LÚDICAS DO MUNDO: A PRÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS COMO ATIVIDADE ACADÊMICA

Acadêmica Angêla Cristina
Acadêmica Suzy Dayse

Acadêmica Joseane Inácio



Responsável:Profa. Sara Rogéria Barbosa


Início: 01/02/2010 Término: 18/06/2010 Linha de Pesquisa :LITERATURA INFANTO-JUVENIL Períodos Participantes: 3º período do Curso de Letras LEITURAS LÚDICAS DO MUNDO: A PRÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS COMO ATIVIDADE ACADÊMICA surgiu a partir das práticas metodológicas aplicadas nas aulas de Literatura Infanto-juvenil durante os períodos letivos 2009/2 e 2010/1 na Faculdade São Luís de França. Em 2009, a prática consistia em contar histórias infantis variadas em todas as aulas e o aluno teria a liberdade de escolher e apresentar o texto a seu gosto. Tal metodologia fez com que os estudantes desenvolvessem a leitura, perdessem o medo de falar em público e pesquisassem novos textos infantis. Já em 2010, a prática foi um pouco modificada e divida em duas modalidades: contar história como parte de um trabalho que deveria associar o texto lido às suas características narrativas e apresentação de cantigas de roda que poderiam ser cantadas ou dramatizadas. Isso, no entanto, não impediu que a história infantil fosse igualmente contada em sala de aula e possibilitasse, em ambos os casos, o retorno ao universo infantil deixado há muito para trás. Como pressupostos, foram utilizados alguns teóricos que pesquisam literatura infanto-juvenil como disciplina acadêmica e/ou prática metodológica: (CAVALCANTI, 2002; CECCANTINI, 2004; COELHO, 2002; FARIA, 2004; RESENDE, 1997; SOUZA, 2001; ZILBERMAN, 2003) OBJETIVO GERAL *Apresentar textos literários infanto-juvenis e cantigas de roda que adentraram nas salas e quartos das crianças como historinhas para dormir contadas e cantadas por adultos letrados ou não, e como isso contribuiu para a formação de futuros leitores e leitoras. Deseja-se com isso demonstrar as possibilidades de trabalhar textos literários em sala de aula a fim de desenvolver o hábito da leitura individual ou coletiva. OBJETIVOS ESPECÍFICOS •Fazer um breve apanhado de histórias infantis que possam ser contadas e dramatizadas em sala de aula, analisando seu conteúdo a fim de saber se está de acordo com a faixa etária em que se pretende aplicá-las; •Adotar mecanismos para contar histórias que permitam envolver os alunos e/ou ouvintes, possibilitando a entrada no “mundo simbólico” individual e subjetivo próprio do universo infantil; •Fazer um levantamento das cantigas de roda que acompanharam algumas dessas histórias ou foram utilizadas isoladamente nas brincadeiras infantis. Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?) A realização do projeto ocorreu em quatro etapas e trabalhado em dois semestres diferentes. Na primeira etapa foram escolhidos os textos pelos alunos e contadas histórias despretensiosamente em sala de aula. Os acadêmicos tiveram liberdade escolher a forma como gostariam de apresentar seus textos e foram escolhidos para o projeto aqueles com maior possibilidade narrativa. Na segunda etapa, foram lidas, analisadas e apresentadas histórias direcionadas, cujo objetivo era perceber a importância de cada elemento narrativo presente no texto e suas funções. Para tanto, fez-se uso de literatura específica no tange à análise dos elementos do texto narrativo; Na terceira etapa, foi feito o levantamento das cantigas de roda e escolha daquelas que seriam trabalhadas no projeto para posterior dramatização. Nesse momento, foi levado em consideração o fator encenação, ficando aquelas que apresentassem maiores possibilidades dramáticas; Na quarta e última etapa da pesquisa, foi trazida uma contadora de histórias profissional para apresentar aos acadêmicos a riqueza de possibilidades e como utilizá-las. Após isso, foram definidas as formas de apresentar as cantigas e histórias que fazem parte do projeto “Leituras Lúdicas do Mundo: prática de contar histórias como atividade acadêmica”. Em 2009 houve a preparação teórica – etapa que se repetiu em 2010 – e o primeiro contato com a prática de leitura oral e/ou apresentação de histórias infantis. Todas as semanas a aula de Literatura era iniciada com um ou dois alunos contando uma história e falando sobre seu autor, caso não fosse de domínio público. No decorrer das aulas eles recebiam informações teóricas sobre o que é Literatura Infanto-juvenil, sua origem e principais autores e obras. Ao final do semestre, os alunos fizeram análise de um clássico. O resultado foi apresentado em forma de banner e/ou texto na Semana Acadêmica de Letras daquele semestre. No segundo semestre – 2010/1 – a etapa teórica foi novamente cumprida, já a metodológica foi modificada. Ao invés de trabalharmos com contar histórias infantis, resolvemos voltar os olhos para as cantigas de roda. Foi feito um levantamento de cantigas e apresentado em sala de aula. Essas cantigas foram dramatizadas durante a Semana Acadêmica Científica realizada no primeiro semestre de 2010, bem como algumas histórias infantis de domínio público. Produto (s) Gerado (s): Banner, Leitura dramática e/ou apresentação de histórias infantis em sala de aula; Apresentação e dramatização de cantigas de roda e histórias infanto-juvenis em evento acadêmico local; Apresentações orais em evento acadêmico local. Levantamento de cantigas de roda.

projeto interdisciplinar CAFÉ CULTURAL NORDESTINO

Responsável:Prof. Marcos Vinícius Melo dos Anjos
Início: 2008/2
Cursos Participantes:CURSO DE LETRAS E PEDAGOGIA

O CAFÉ CULTURAL NORDESTINO é uma ação da disciplina Cultura Sergipana, onde efetivamente se realiza um jantar nordestino com os mais variados pratos da culinária regional e ao mesmo tempo efetivamos uma justa homenagem a pessoas que vem contribuindo no cenário cultural sergipano.
Essa ação tem o desafio de aproximar os estudos acadêmicos dos saberes do nosso povo, a disciplina Cultura sergipana tem adotado como procedimento metodológico ações de pesquisa e práticas pautadas nas vivências populares, seja através de músicas, vídeos e depoimentos, ações práticas e a construção de projetos de ação pedagógica com objeto voltado para a cultura popular sergipana. Nessa edição os homenageados serão o cantor e compositor Antonio Rogério e a cordelista e poetiza popular GIGI.

OBJETIVO GERAL

Valorizar e preservar e cultura sergipana, mais especificamente a tradição no jantar nordestino, rico em iguarias saborosas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover a cooperação e trabalho em equipe na organização do jantar;
Conhecer os alimentos típicos consumidos no Café Nordestino;

Homenagear pessoas que vem contribuindo na cultura sergipana, valorando assim o processo de sergipanidade.
Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?)
O I Café Cultural Nordestino será organizado no decorrer do semestre letivo e envolverá os estudantes de Letras e Pedagogia matriculados na disciplina no semestre em curso.

A Logística do Café

Em primeiro lugar, precisamos saber a quantidade de turmas e de estudantes envolvidos no CAFÉ CULTURAL NORDESTINO, estrutura-se com a formação de equipes atribuindo ações entre elas.
Com esse quantitativo, podemos solicitar que por afinidade, os estudantes adiram as equipes de trabalho.

Equipes na organização do CAFÉ.

I- EQUIPE DE ORNAMENTAÇÃO

• Selecionar sala;
• Elaborar projeto de ornamentação;
• Pensar junto a equipe de Gestão de Alimentos, e controle e cadastro de utensílios a localização da mesa de alimentos;
• Propor arrumação da sala com as cadeiras;
• Fazer levantamento de material a ser utilizado na decoração;
• Verificar a disponibilidade de material na faculdade;
• Providenciar orçamento dos materiais restantes.

II- EQUIPE GESTÃO DE ALIMENTOS

• Obter da coordenação lista com os matriculados das turmas envolvidas no evento;
• Verificar com as turmas possíveis desistentes;
• Elaborar a lista de alimentos para o Café;
• Elaborar lista dos materiais descartáveis para compra;
• Verificar orçamento dos itens acima;
• Estabelecer prazos para que todos possam escolher no tipo de alimento que vai contribuir;
• Fazer listas distintas para todas as turmas envolvidas no Café;
• Propor de forma igual junção de pessoas para trazerem alimentos considerados mais caros;
• Verificar e gerenciar na faculdade disponibilidade da cozinha para os últimos preparativos;
• Sintonizar com a equipe de controle e cadastro de utensílios o procedimento na entrega dos alimentos;
• Estabelecer contato com todas as turmas envolvidas no evento para verificar a participação de todos.

III- EQUIPE DE CONTROLE E CADASTRO DE UTENSÍLIOS

• Propor um planejamento para controle dos utensílios que serão trazidos com os alimentos;
• Divulgar em todas as turmas envolvidas no evento o procedimento para com os utensílios;
• Receber todos os alimentos no dia do café fazendo a separação ou etiquetagem dos utensílios e juntamente com a equipe de gestão de alimentos e providenciar a arrumação da mesa;
• Após o café a equipe deverá providenciar o recolhimento dos utensílios e objetivamente direcionar aos seus donos;
• Verificar se todos os vasilhames foram devolvidos de foram correta.

IV- EQUIPE DE RELAÇÕES PÚBLICAS

• Propor um modelo de convite para os homenageados;
• Procurar os contatos dos homenageados e manter contato telefônico agendando uma visita;
• Visitar o homenageado e explicar o histórico do Café e o convite;
• Providenciar uma pequena biografia de cada homenageado para ser lida durante o Café;
• Manter contato equipe de produção do programa Matéria Prima agendando para a cobertura;
• Selecionar pessoas da equipe encarregadas de recepcionar os homenageados desde a entrada da faculdade ate na sala;
• Exercer os contatos entre os representantes das equipes com o professor idealizador do evento, a direção e setor administrativo;
• Viabilizar com a faculdade a homenagem (brinde, placas, kits).

V- EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO DE APOIO CULTURAL

• Verificar espaços livres para tomadas;
• Garantir extensões para utilização de energia elétrica;
• Observar local para instalação do projetor e computador;
• Verificar a participação ou não de uma banda ou trio-pé-de-serra para a animação do final da festa;
• Participar da arrumação da sala com as demais equipes;
• Verificar a disponibilidade de pessoas para organizar a limpeza da sala ao final do evento.

Produto (s) Gerado (s):

Já estamos na IV edição do CAFÉ CULTURAL NORDESTINO da FSLF, com degustação de alimentos, pesquisa sobre aspectos culturais da alimentação nordestina e realização de uma Homenagem a pessoas que contribuem para a cultura popular.

II Seminário para as Relações Étnico-raciais: A Lei 10.639/03, na Educação Básica

Responsável:Prof. Marcos Vinícius Melo dos Anjos
Período: 02 e 03 de dezembro 2010. Turno noturno.
Cursos Participantes:CURSO DE LETRAS E PEDAGOGIA

Com a publicação da Lei nº 10.639/2003, o Conselho Nacional de Educação aprovou o Parecer CNE/CP 3/2004/ Conselho Nacional de Educação/ Conselho Pleno/DF, que institui as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas a serem executadas pelos estabelecimentos de ensino de diferentes níveis e modalidades, cabendo aos sistemas de ensino, no âmbito de sua jurisdição, orientar e promover a formação de professores e supervisionar o cumprimento das Diretrizes.
As Instituições de Ensino Superior (IES) não formam convocadas diretamente a inserir na sua matriz curricular conteúdos que contemplasse a Lei 10.639/03, dessa forma a implicação de atendimento a lei fica a cargo somente da Educação Básica seja para as escolas das redes federal, estadual e municipal como também para as da rede privada de ensino.
Uma grande questão que perpassa pelas discussões nos Fóruns das academias é: a legislação passa a exigir que da Educação Básica uma prática efetiva nas questões de História e Cultura Afro-Brasileira ao mesmo tempo não comprometem as instituições que trabalham com a graduação dos profissionais da educação. Dessa forma entendemos que mesmo sem uma exigência legal, torna-se necessário um comprometimento de todos os envolvidos no processo de formação.
O Núcleo de Africanidades e Relações Étnico-raciais (NARÉ) da Faculdade São Luis de França, propõe através de pesquisas e estudos uma pratica voltada para a valorização das relações étnicorraciais, do respeito a diversidade, formação holística em busca de uma sociedade equânime.

OBJETIVO GERAL

Promover um debate sobre discriminação, preconceito e racismo no ambiente escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover o conhecimento da Lei 10.639/03 para os discentes e docentes da Faculdade São Luís de França;
Democratizar a Lei 10.639/03 para os professores da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju;
Propiciar aos acadêmicos a experiência de estudo de textos sobre as questões étnico-raciais no campo da Educação;
Conhecer e refletir sobre recursos para serem utilizados na educação básica;
Possibilitar aos docentes da Faculdade São Luís de França uma efetiva pratica que contemple a formação dos profissionais da educação em atendimento a aplicabilidade da Lei 10.639/03 na Educação Básica.

Síntese de Metodologia
O II Seminário: Educação para as Relações Étnico-raciais: a Lei 10.639/03 na Educação Básica é uma promoção da Faculdade São Luis de França através do Núcleo de Africanidades e Relações Étnico-raciais NARÉ, com o objetivo de promover uma reflexão sobre a aplicabilidade de conteúdos sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na educação básica.
O evento será realizado em parceria com instituições governamentais e não governamentais durante os dias 2 e 3 de DEZEMBRO do corrente ano, da seguinte forma:
• MEC / SECAD – Divulgação do evento pela rede de articulação dos Fóruns no Brasil;
• MPE – Participação com palestrante na Mesa Redonda.
• SEED / DED / NEDIC – Participação com palestrante na Mesa Redonda, articulação com professores da SEED / DEA com experiências exitosas sobre a Lei 10.639/03 e Divulgação do Evento junto as Unidades de Ensino;
• SEMED - Articulação com professores da SEMED com experiências exitosas sobre a Lei 10.639/03 e Divulgação do Evento junto as Unidades de Ensino;
• Fórum Permanente de Educação – Divulgação do Evento;
• Editora FTD, e Livraria Shopping do Estudante – Folder para divulgação;
• Infographics – Divulgação na Revista Perfil e disponibilização de brindes para sorteio;
• Edições Sergipe Cultura - disponibilização de livros para sorteio;
• Programa Matéria Prima – Divulgação e cobertura do evento.

Para a realização do II Seminário para as Relações Étnico-raciais: A Lei 10.639/03, na Educação Básica a faculdade São Luís de França selecionará acadêmicos para compor a equipe de coordenação, que receberá em contrapartida uma certificação de 20 horas.

Aos participantes do II Seminário receberão a certificação de 20 horas.

Produto (s) Gerado (s):

II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

Responsável:Prof. Marcos Vinícius Melo dos Anjos

Período:):22 de setembro de 2009. Turno noturno.
Cursos Participantes: CURSO DE LETRAS E PEDAGOGIA
Períodos Participantes: 1º período.

Com o objetivo de promover um debate acerca da Lei 10.639/03, que determina a inclusão de conteúdos de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na educação básica em todo o território nacional, a Faculdade São Luis de França (FSLF), através do Núcleo de Africanidades e Relações Étnico-raciais (NARE), em parceria com o Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado de Sergipe, promove no dia 22 de setembro, no auditório Lourival Batista o Seminário Educação nas Relações Étnico-raciais, a Lei 10.639/03 na educação Básica.

O Seminário é uma idealização e terá a coordenação professor Marcos Vinícius Melo dos Anjos, professor da FSLF, membro do Fórum (representante da SEED) e exerce também a função de técnico do Núcleo de Educação, da Diversidade e Cidadania na Secretaria de Estado da Educação trabalhando com a institucionalização da Lei 10.639/03 na rede estadual.

A educação formal é um dos instrumentos decisivos para a promoção da cidadania e do apoio às populações que vivem em situação de vulnerabilidade. Além disso, como direito humano é fundamental para romper o ciclo da pobreza e promover a inclusão social.

A população afro-descendente vem sendo marginalizada ao longo dos anos, e apesar das políticas públicas educacionais do governo federal para minimizar os graves problemas de segregação existente, as desigualdades e as disparidades entre brancos e afro-descendentes ainda se perpetuam.

Sabemos que uma das formas de buscar a equidade social é oportunizar a todos o acesso e a permanência a educação. Acreditamos que com a implementação da Lei 10.639/03 na educação básica colaborará positivamente nas Relações étnco-raciais nas unidades de ensino.

OBJETIVO GERAL

Promover um debate sobre discriminação, preconceito e racismo no ambiente escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover o conhecimento da Lei 10.639/03 para os discentes e docentes da Faculdade São Luís de França;
Democratizar a Lei 10.639/03 para os professores da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju;
Propiciar aos acadêmicos a experiência de estudo de textos sobre as questões étnico-raciais no campo da Educação;
Conhecer e refletir sobre recursos para serem utilizados na educação básica;
Possibilitar aos docentes da Faculdade São Luís de França uma efetiva pratica que contemple a formação dos profissionais da educação em atendimento a aplicabilidade da Lei 10.639/03 na Educação Básica.

Síntese de Metodologia
O seminário contará com as palestras da professoras Virley Santos - coordenadora da implementação políticas de educação nas relações étnico-raciais da Escola Agrotécnica de São Cristóvão e atualmente exerce a função de secretaria na diretoria executiva do FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL DO ESTADO DE SERGIPE - e a Mª Conceição Santos G. Mascarenhas - Coordenadora do Núcleo de Educação, da Diversidade e Cidadania NEDIC, pertencente ao Departamento de Educação DED da Secretaria de Estado da Educação SEED.
O público a que se destina esse seminário são os acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia da Faculdade São Luis de França e estudantes do curso normal do Instituto Educacional Rui Barbosa IERB, pertencente a rede estadual de ensino.

Após as falas será realizado um debate entre o público e as palestrantes, com a finalidade de dirimir as dúvidas e esclarecer as questões conflitantes.

Produto (s) Gerado (s):


I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.

OFICINA DE LITERATURA BRASILEIRA

Responsável:Profa. Dra. Vilma Mota Quintela

Proponente:Suzy Dayse V.B.da Silva ( Monitora)

A oficina de Literatura será ofertada ao público interno e externo da FSLF durante a IV Semana Acadêmica de Letras, com o objetivo de aprimorar o conhecimento acerca dos estilos literários de época. A oficina consiste em apresentar os estilos literários de cada época aos participantes;produzir mapas conceituais com as características das escolas literárias e analisar as características dos poemas pertencentes a cada escola literária.

OBJETIVO GERAL

Contribuir para aprimorar os conhecimentos dos alunos iniciantes do curso sobre os estilos de época literários.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

. Proceder a uma revisão geral sobre os estilos de época literários;
. Produzir mapas conceituais com as características das escolas literárias;
- Analisar as características dos poemas pertencentes a cada escola literária.

Síntese de Metodologia
A oficina, ministrada pela monitora Suzy Dayse Vasconcelos, será desenvolvida a partir da apresentação de slides com as características e o contexto histórico de cada estilo literário. No segundo momento, serão distribuídos textos com poemas, sem a citação do nome do autor, para que cada grupo possa identificá-lo. No último momento da oficina cada grupo apresentará em cartolina o seu mapa conceitual sobre o estilo literário previamente sorteado.

Produto (s) Gerado (s):
Oficina sobre estilos literários brasileiros.

Exposição e feira de literatura de cordel

Responsável:Profa. Dra. Vilma Mota Quintela
Linha de Pesquisa :Estudos Culturais / sociolinguística/Linguística
Período de realização (início e término): 2009/2
Cursos Participantes: CURSO DE LETRAS
Períodos Participantes: 2º período de Letras
O projeto consiste em realizar uma exposição e uma feira de cordéis no contexto da II Semana de Letras da FSLF, tendo-se em vista divulgar essa produção entre os estudantes e professores esperados no evento, valorizando-se assim a cultura regional e os valores poéticos locais. A produção do evento ficará ao encargo da proponente, que orientará uma equipe de estudantes matriculados na disciplina Linguística, ministrada pela proponente do projeto. A atividade será avaliada no contexto dessa disciplina. A feira deverá trazer à apreciação do público uma diversificada produção de cordéis, incluindo-se clássicos e obras contemporâneas, e contará com a presença de autores locais, como o poeta João Firmino Cabral, hoje referência nessa tradição.

OBJETIVO GERAL

Divulgar, entre estudantes e professores do curso de Letras, a produção cultural regional e os poetas populares locais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Possibilitar uma reflexão sobre a diversidade lingüística e cultura;
- Promover o estudo da literatura de cordel entre os estudantes de Letras da FSLF;
- Promover a produção cultural como prática pedagógica;
- Contribuir para o enriquecimento cultural do público presente na II Semana do Curso de Letras.
Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?)
A partir de uma discussão realizada na disciplina Linguística, ministrada pela proponente, sobre diversidade lingüística e cultural, será selecionada uma equipe de alunos para realizar uma investigação prévia sobre a literatura de cordel, tendo em vista a organização de uma exposição sobre o assunto, no contexto da II Semana de Letras. Junto com isso, será organizada pela proponente, com o auxílio da comissão estudantil, uma feira de literatura de cordel com a presença de poetas locais. A atividade demandará dos acadêmicos envolvidos em torno de 20 horas de atividades e terá como orientadora a proponente do projeto.

Produto (s) Gerado (s):

I Exposição e feira de literatura de cordel da FSLF.

LEITURAS CINEMATOGRÁFICAS DE OBRAS LITERÁRIAS

Responsável:Profa. Dra. Vilma Mota Quintela
Linha de Pesquisa :Literatura comparada/Teoria literária
Período de realização (início e término): Evento semestral iniciado em 2009/2
Cursos Participantes: CURSO DE LETRAS
Períodos Participantes: Estudantes do Curso de Letras de diversos períodos
O projeto consiste na apresentação, no contexto das Semanas Acadêmicas de Letras, de filmes baseados em clássicos brasileiros e estrangeiros da literatura. Apresentar-se-á, como parte da programação da Semana, uma sessão de filmes, cuja exibição será antecedida pelo comentário de um professor convidado. Nas edições do projeto já previstas, serão apresentados os filmes: A Hora da Estrela, Vidas Secas, Macunaíma, O Pagador de promessas, entre outros baseados em clássicos a serem estudados no semestre em questão.

OBJETIVO GERAL

Promover a exibição de clássicos do cinema nacional e estrangeiro associada à discussão sobre as relações existentes entre a leitura literária e a leitura fílmica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Tornar acessíveis aos estudantes clássicos do cinema nacional e estrangeiro;
- Fornecer elementos para o estudo comparativo entre cinema e literatura;
- Contribuir para o enriquecimento cultural do público de estudantes esperado para o evento.
Síntese de Metodologia
O projeto será desenvolvido com a participação da comissão de estudantes recrutada para a organização das Semanas Acadêmicas. Os filmes escolhidos serão baseados em obras literárias em estudo durante o semestre. A produção da mostra ficará ao encargo da proponente e da comissão de estudantes. Os filmes apresentados serão antecedidos de um estudo comparativo entre o filme e a obra, apresentado por um professor convidado. Depois da exibição, será promovido um debate entre a platéia e o professor responsável pela apresentação do filme.

Produto (s) Gerado (s):

Conhecimentos específicos relacionados à área da literatura comparada e, de modo genérico, a ampliação do horizonte cultural dos estudantes a quem o projeto se destina.

Batismo Digital

Responsável:Prof. Ma. Cristiane Tavares F. de Moraes Nunes.

Linha de Pesquisa :Tecnologia Educacional
A Faculdade São Luís de França, via a disciplina Tecnologia Educacional, no primeiro período do curso de Letras, através de uma visão integradora e no intuito de unificar o conhecimento à prática, apresenta projeto, da proposta de trabalho interdisciplinar, desenvolvida em parceria com uma das maiores ONGs de inclusão digital do Brasil: o CDI – Comitê para a Democratização da Informática. O projeto foi denominado Batismo Digital e marcou no Estado de Sergipe uma campanha nacional de Inclusão Digital, que acontece anualmente em todo País.

O projeto contempla levar os alunos da disciplina de Tecnologia até um ônibus equipado com 15 computadores conectados à internet, que atuaram como monitores, promovendo a inclusão digital através de acesso a serviços como e-mail e a conteúdos diversos, visando a inclusão digital destes beneficiários, mas destacando sempre as questões sociais, ambientais, culturais e fomentando o empreendedorismo. O ônibus foi doado ao CDI através de uma fundação, a Fundação Daniel Fortes e o Sebrae Sergipe. Os alunos da faculdade foram capacitados através da metodologia do CDI e atuaram como educadores aprendizes, monitores do projeto.

O projeto originou uma produção científica desenvolvida pelos próprios alunos de Letras, que foi apresentada na III Mostra de Iniciação Científica da FSLF, realizada em 2010, com o tema Inclusão Digital: Um projeto integrado do Curso de Letras com o CDI – Comitê para Democratização da Informática, pelos alunos Ariosvaldo Leal de Jesus, Ellen dos Santos Oliveira, Elma Ribeiro Andrade, Luiz Carlos N. da Hora e Valdilene Almeida Menezes, orientados pela professora da disciplina.

OBJETIVO GERAL

Instituir a prática investigativa e promover a inclusão digital.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Aplicar o conhecimento da sala de aula à prática profissional;
Trabalhar de forma interdisciplinar ou multidisciplinar;
Batizar aqueles que nunca tiveram acesso ao computador nem às tecnologias educacionais.
Síntese de Metodologia
Os alunos serão capacitados para atuarem como facilitadores e multiplicadores da inclusão digital.
O ônibus ficará parado nas feiras livres, para realizar o Batismo Digital, onde serão desenvolvidas atividades na Internet e em softwares específicos educativos.

Produto (s) Gerado (s):


Conhecimentos sobre responsabilidade social e cidadania mais a utilização.

Semana Acadêmica do Curso de Letras da FSLF

Responsável:Coordenação e Colegiado do Curso de Letras
O projeto consiste na organização semestral de um evento acadêmico-científico destinado aos estudantes do curso de Letras da FSLF e ao público acadêmico externo. O evento contará com a participação de palestrantes convidados, com a oferta de oficinas por parte de professores e acadêmicos, com a exibição de filmes e a apresentação de trabalhos acadêmicos, além de uma programação cultural destinada à formação dos estudantes de Letras. Além da participação do corpo docente, o projeto terá também a colaboração de uma comissão estudantil na organização do evento. A carga horária da Semana Acadêmica de Letras poderá variar entre 20 e 40 horas e dará ao participante assíduo direito a certificado. Parte da programação estudantil será construída no contexto das disciplinas cursadas no decorrer do semestre. O encontro se constitui também como evento destinado a oportunizar o cumprimento, por parte dos estudantes de Letras internos e externos, das Atividade Complementares, necessárias a sua formação.

OBJETIVO GERAL

Promover um evento de caráter científico cultural semestral destinado ao público de Letras, envolvendo o corpo docente e os acadêmicos do curso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Abrir espaço para o debate acadêmico num evento produzido pelo curso;
- Criar um espaço destinado à apresentação de trabalhos realizados pelos estudantes da casa sob orientação docente, para o público diversificado que se espera no evento;
- Enriquecer a formação do acadêmico de Letras, com saberes que venham a suplementar o conteúdo específico das disciplinas que constituem a matriz do curso.
Síntese de Metodologia
Para a execução do projeto, em primeira instância o tema do evento será ponto de pauta em reunião colegiada destinada à organização do evento. Uma vez escolhido o tema, será discutida, em reunião a programação do evento. A produção da Semana ficará ao encargo do Colegiado, da coordenação do curso e de uma comissão de estudantes, selecionada para a execução dos detalhes referentes à programação. Dentre outras coisas, a comissão terá fundamental participação no apoio logístico ao evento.

Produto (s) Gerado (s):

Saberes específicos relacionados ao curso de Letras, dentre outros produtos culturais advindos da participação de acadêmicos e professores nas atividades programadas.

A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COMO PRÀTICA PEDAGÓGICA

Responsável:
Profa. Dra. Vilma Mota Quintela

Linha de Pesquisa :Literatura Portuguesa III
Período de realização (início e término): 2010/2
Cursos Participantes:CURSO DE LETRAS
Períodos Participantes: Estudantes matriculados na disciplina

O projeto consiste no estudo dirigido de pontos contidos no conteúdo programático da disciplina Literatura Portuguesa III, previamente apresentados em classe, tendo em vista a produção, por etapas, de material didático destinado a estudantes do ensino médio, como requisito parcial para a aprovação na disciplina. O material, a ser produzido ao longo do semestre, será apresentado em classe pelos estudantes à medida que for concluída cada etapa. Para a execução do projeto, a turma será dividida em duplas. Ao final da disciplina, cada dupla apresentará um módulo contendo o conteúdo estudado em classe numa linguagem adequada ao público a que se destina.

OBJETIVO GERAL

Promover a prática da investigação literária, com vistas à produção de material didático para o ensino médio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Promover o estudo da literatura portuguesa tendo em vista a sua aplicabilidade no ensino;
- Promover o estudo da literatura objetivando a prática da construção de material didático pelos futuros professores matriculados na disciplina;
- Contribuir para o enriquecimento intelectual dos estudantes envolvidos no projeto.
Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?)
Os conteúdos relativos à disciplina Literatura Portuguesa III, que abrangem desde o período simbolista até o pós-modernismo, serão apresentados pela proponente em classe, por etapas. Paralelamente a isso, os estudantes matriculados na disciplina realizarão, em dupla, um estudo sobre o assunto dado, com base em uma bibliografia previamente levantada pelo aluno. Ao final de cada etapa, as duplas apresentarão um estudo ilustrado sobre o assunto, direcionado ao público do ensino médio. No final do semestre, cada dupla entregará à proponente do projeto um módulo completo sobre o assunto. O material cedido pelos acadêmicos ficará disponível ao estudante de Letras na biblioteca da faculdade.

Produto (s) Gerado (s):

Conhecimentos específicos relacionados ao estudo da literatura de portuguesa, bem como a especialização do futuro professor no que se refere à elaboração de material didático para o Ensino Médio. Módulos de Literatura Portuguesa destinados a estudantes secundaristas.

PRECONCEITO LINGUÍSTICO: PEÇA E DOCUMENTÁRIO

Responsável:
Profa. Dra. Vilma Mota Quintela

Linha de Pesquisa :Estudos Culturais / sociolinguística/Linguística
Período de realização (início e término): 2009/2
Cursos Participantes: CURSO DE LETRAS
Períodos Participantes: 2º período de Letras
O projeto consiste na realização de um documentário e de uma representação dramática, tendo como tema o preconceito lingüístico e cultural. Tais produtos serão realizados, respectivamente, por dois grupos contendo em torno de 10 alunos cada. A peça e o documentário, a serem produzidos pelas duas equipes, previamente definidas, terão como textos base as obras A Lingua de Eulália e Preconceito linguístico, de Marcos Bagno. Ambos os produtos decorrentes dessa atividade deverão ser apresentados na II Semana de Letras.

OBJETIVO GERAL

Levar ao público da II Semana de Letras a discussão sobre preconceito linguístico e cultural, a partir da realização de produtos culturais de relevância para o estudo do assunto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Possibilitar uma reflexão sobre a diversidade e sobre o preconceito lingüístico e cultural;
- Promover a realização de produtos pedagógicos voltados ao estudo de temas discutidos no contexto da disciplina em questão;
- Promover a produção cultural como prática pedagógica;
- Contribuir para o enriquecimento cultural do público presente na II Semana do Curso de Letras.
Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?)
A partir de uma discussão realizada na disciplina Linguística, ministrada pela proponente, sobre diversidade lingüística e cultural, serão formadas duas equipes de alunos para realizar uma investigação prévia sobre o tema preconceito lingüístico e cultural, com base no estudo das obras Preconceito linguístico e A Lingua de Eulália, de Marcos Bagno. O tema será discutido em classe a partir da leitura de um conjunto de textos contidos no módulo da disciplina, disponibilizado previamente. Em seguida, definidas as respectivas equipes de trabalho, os grupos partirão para a produção de um roteiro, com base no qual serão realizados a peça e o documentário, a serem apresentados no contexto da II Semana de Letras. A atividade demandará dos acadêmicos envolvidos em torno de 20 horas de atividade e será avaliada como requisito parcial para a aprovação na disciplina.

Produto (s) Gerado (s):

Um documentário e uma peça teatral sobre o tema preconceito lingüístico e cultural.

PRODUÇÃO, ESTUDO E MONTAGEM DE MEDEIA

Responsável:
Profa. M.Sc. Fabília Aparecida Rocha de Carvalho

Linha de Pesquisa :Teoria da Literatura
Período: Início do Semestre 2009/1 Fim do Semestre 2009/1
Cursos Participantes: CURSO DE LETRAS
Períodos Participantes: 1º e 2º períodos do Curso de Letras

Estudo e pesquisa sobre a tragédia grega, culminando com a apresentação da peça Medeia, de Eurípedes, adaptada pela professora e apresentada durante a I Semana de Letras da FSLF.
OBJETIVO GERAL
Estudo e pesquisa sobre gêneros literários.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

•Pesquisar sobre o gênero drama, norteando-se nos preceitos de Aristóteles sobre a tragédia;
•Montar a tragédia para apresentação em palco, na I Semana de Letras;
•Vivenciar a pesquisa, focando as categorias da narrativa: tempo, personagem, espaço e trama.
Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?)
Após estudos e leituras sobre a tragédia grega, escrever-se-á uma adaptação da peça, que será ensaiada e representada no contexto da I Semana de Letras. Para realizar o trabalho, os acadêmicos entrarão em contato com os “signos” do teatro - palco, cenário, iluminação, figurino e som- e aprenderão a usá-los tendo em vista o fim a que este se propõe.

Produto (s) Gerado (s):
Encenação da peça e a catarse dos espectadores.

PRODUÇÃO, ESTUDO E MONTAGEM DO AUTO DA BARCA DO INFERNO

Responsável: profa. Dra. Vilma Mota Quintela
Linha de pesquisa: Literatua Portuguesa
Período: Início do Semestre 2009/ Fim do Semestre 2009/2
Períodos Participantes: 3º período do Curso de Letras

O projeto em questão consiste no estudo, adaptação e montagem do Auto da Barca do Inferno, obra do dramaturgo português Gil Vicente, produzida no século XVI. O estudo da obra, escrita originalmente em português arcaico, será realizado em sala de aula pela ministrante da disciplina Literatura Portuguesa I, a professora Drª Vilma Mota Quintela, proponente do projeto. O projeto será realizado pelos acadêmicos matriculados na disciplina, em curso no segundo semestre de 2009, e terá a proponente como orientadora. A produção do espetáculo será realizada como atividade extraclasse, salvo a sua orientação, para a qual serão secionadas oito horas aula.

OBJETIVO GERAL

Promover o estudo e a divulgação desse clássico da língua portuguesa junto ao público interno e externo da II Semana de Letras, bem como o desenvolvimento, por parte dos realizadores do projeto, de uma atividade artística de relevância acadêmica e cultural.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Aproximar de forma lúdica e produtiva o estudante de Letras da obra de Gil Vicente e do gênero dramático;
- Familiarizar o estudante de Letras com a linguagem dramática medieval, evidenciando a identificação do teatro popular nordestino brasileiro com o clássico português;
- Incentivar o envolvimento do estudante de Letras com atividades formativas criativas direcionadas à comunidade acadêmica interna e externa.

Síntese de Metodologia
Para atender aos objetivos propostos, os realizadores do projeto se submeterão, inicialmente, ao estudo da obra em sua versão original, em português arcaico, e da bio-bibliografia de Gil Vicente, procurando contextualizá-la em sua época e observando a atualização da produção vicentina em obras como O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Após isso, será montada uma equipe de produção da qual participarão, em princípio, todos os acadêmicos inscritos na disciplina. O grupo se constituirá de um diretor artístico, de um roteirista, de produtores responsáveis pela viabilização da montagem e pela encenação da peça, de atores, figurinistas e cenaristas. Montada a equipe, os realizadores partirão para a execução da montagem, que será supervisionada pela proponente do projeto, tendo em vista avaliá-los, tomando como critérios os objetivos da disciplina. Para a consecução do projeto, os realizadores contarão com recursos próprios e com o apoio logístico da instituição.

Identidades culturais na pós-modernidade

Responsável: Profa. Dra. Vilma Mota Quintela Períodos Participantes: Estudantes do Curso de Letras de diversos períodos Período de realização (início e término):2010/2 O projeto consiste em fomentar a iniciação científica e a prática da extensão entre estudantes do curso de Letras da FSLF, tomando-se, como instrumental, referenciais teóricos dos Estudos Culturais. Os projetos de iniciação científica serão propostos pelos estudantes matriculados na disciplina Optativa Identidades Culturais na Pós-Modernidade, ministrada pela proponente, e serão avaliados como requisito necessário à aprovação do aluno na disciplina. O projeto envolverá os estudantes nela matriculados, os quais desenvolverão, em equipe, micro-projetos investigativos sobre temas relacionados a atuais questões culturais e identitárias. O resultado dos projetos desenvolvidos constituirá material para a criação de blogs, tendo-se em vista o compartilhamento virtual do produto da investigação, unindo-se, assim, numa mesma proposta, práticas investigativas e extensivas. OBJETIVO GERAL Promover a iniciação científica e a prática da extensão entre estudantes do curso de Letras da FSLF, utilizando-se o blog como ferramenta educacional. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Fomentar a prática investigativa sobre temas relacionados a questões culturais e identitárias contemporâneas; - Promover a prática extensiva tendo como recurso o instrumental da comunicação virtual; - Contribuir para a instituição do diálogo cultural entre os estudantes realizadores e a comunidade virtual. Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?) O projeto se desenvolverá por etapas. Na primeira, os estudantes, distribuídos em equipes previamente definidas, participarão de um fórum sobre o tema da disciplina, tendo como base o livro A Identidade cultural na pós-modernidade, de S. Hall. As postagens sobre a leitura dos textos estudados serão feitas em um blog que levará o nome da disciplina. Na segunda etapa, os grupos partirão para a escolha de um tema, sobre o qual desenvolverão um micro-projeto e uma prática investigativa, que reunirá pesquisa bibliográfica e de campo. Além disso, numa terceira etapa, cada grupo criará um blog contendo os resultados obtidos com a realização do trabalho. Toda a parte referente à construção técnica dos blogs ficará ao encargo da monitora Suzy Dayse Vasconcelos, que proporá um projeto específico para a criação do blog da disciplina e orientará a criação dos blogs pelas equipes. O blog da disciplina conterá os links desses blogs diversos, de forma a se facilitar a circulação dos resultados dos trabalhos realizados entre as equipes realizadoras. Esses resultados serão avaliados como requisitos parciais à aprovação na disciplina. Produto (s) Gerado (s): Conhecimentos relacionados à área dos Estudos Culturais e blogs educativos sobre temas pertinentes a esse campo de pesquisa. O blog da disciplina pode ser visitado pelo endereço: http://www.identidadeculturalfslf.blogspot.com/

LEXIKON VIRTUAL DE ADMINISTRAÇÃO

Responsáveis: Prof. Jorge Luis Cabral Nunes (Gestor de TI), Prof. Álvaro César Pereira de Souza e profas. Suely Braga e Sara Rogéria.
Início :2º SEMESTRE 2011
Término :2º SEMESTRE 2012
Cursos Participantes:ADMINISTRAÇÃO E LETRAS

O “Lexikon Virtual de Administração” é um dicionário eletrônico de termos técnicos de Administração, totalmente compilado pelos alunos do Curso de Administração de Empresas da Faculdade São Luis de França, cujo processo de criação e produção será supervisionado pelos alunos do Curso de Letras da mesma Instituição. A seleção e recolha dos verbetes para cada entrada no Lexikon terá como fonte todos os textos em circulação em meio impresso e/ou virtual que tratem de assuntos pertinentes à área de concentração (Administração). A massa lexical então recolhida será ordenada alfabeticamente, apresentando sua classe gramatical, exemplo contextualizado e fonte consultada. Não é objetivo final deste dicionário a exaustividade, já que se trata de um trabalho lexicográfico em contínuo processo de formação em uma plataforma virtual, portanto não será estabelecido um limite máximo de verbetes.







OBJETIVO GERAL

• Promover intercâmbio de saberes entre os Cursos de Administração de Empresas e Letras, a fim de estimular e fomentar iniciação científica, a partir de orientação para o uso de instrumentos e procedimentos cientificamente validados.
METODOLOGIA

Compilação com recolha de dados, definição das categorias gramaticais e a organização dos verbetes sob a responsabilidade dos acadêmicos dos dois cursos envolvidos farão parte da primeira etapa do projeto, orientados pelos professores coordenadores.
Os alunos de 1º e 2º períodos do Curso de Administração serão divididos em dois grupos. Os do 1º período farão a seleção e recolha dos verbetes de A-K, e os do 2º período, de L-Z. Os alunos de cada período serão colocados em subgrupos responsáveis pela recolha de até três letras (por exemplo, grupo 1 do primeiro período, de A-C, e assim por diante). Cada grupo terá no máximo cinco e no mínimo dois alunos, que terão acesso à Plataforma Virtual, criada pela Coordenação do Curso de Administração, na qual serão inseridos os verbetes recolhidos, apresentando suas classificações gramaticais, exemplos contextualizados e fonte de recolha (Journals, revistas especializadas impressas ou eletrônicas, artigos científicos, etc.). As definições dos termos e verbetes selecionados serão de autoria dos próprios alunos, os quais tomarão como base o conhecimento adquirido ao longo do Curso. Evitar-se-á ao máximo a consulta em dicionários especializados de administração já existentes, uma vez que o objetivo primeiro do projeto em discussão é fomentar a pesquisa e a autonomia intelectual do alunado do Curso de Administração de Empresas da Faculdade São Luis de França. Consultar-se-ão outros dicionários especializados da área em estudo apenas como referência/confirmação das definições apresentadas. O Lexikon terá Folha de Rosto com os símbolos da Faculdade São Luis de França e os emblemas dos respectivos cursos envolvidos; uma página de apresentação redigida pelos líderes dos grupos envolvidos; uma lista de abreviaturas e referências bibliográficas e fontes consultadas. Aos alunos do Curso de Letras serão atribuídas as funções de leitura e revisão textual do trabalho em andamento.
Na segunda etapa, ao término de cada período letivo, os professores envolvidos no projeto farão a revisão final, tanto no que tange ao corpus lexicográfico elencado quanto à qualidade textual apresentada. Neste momento será atribuída uma nota que terá valor mais QUALITATIVO do que propriamente QUANTITATIVO. O Lexikon estará online, disponível ao público em geral, e com um link para comunicação entre os futuros autores e a comunidade acadêmica em geral e os alunos receberão certificados de participação em trabalho de iniciação científica,

DESIGNAÇÃO DO PRODUTO FINAL DO PROJET0

Dicionário virtual de verbetes e termos técnicos da Área de Administração de Empresas da Faculdade São Luis de França.

Leituras do Enade

Linha de Pesquisa :Sinaes
Professor Responsável:Profa. Me. João Escobar Cardoso


Em 2004, com a implantação do SINAES – Sistema Nacional da Educação Superior – o processo de avaliação dos cursos de graduação, no Brasil, sofreu alterações. Além das avaliações interna e externa das instituições de ensino superior, o Sistema executa o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que procura avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação e ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como aferir o nível de atualização dos estudantes como relação a realidade brasileira e mundial (MOREIRA, SMITH ET. BOCCHESE, 2009 ). Dessa forma, este projeto, de natureza investigativa, visa preparar os concluintes do curso de Letras da FSLS, voluntariamente matriculados em uma disciplina de atividade complementar, intitulada Sinaes, para a realização do ENADE, previsto para o segundo semestre de 2011, através primeiramente da aferição do grau de conhecimentos, competências e habilidades dos concluintes da FLSF necessários à realização do ENADE. Posteriormente, será feito um estudo e atualização de tais conhecimentos, competências e habilidades através de aulas expositivas e dialogadas que se processarão de acordo com os resultados obtidos na aferição inicial. Assim, será possível trabalhar de maneira multidisciplinar conteúdos, competências e habilidades adquiridos ao longo do Curso de Letras, relativos às áreas de língua portuguesa, literatura brasileira, lingüística, teoria da literatura e a outras disciplinas que compõem o seu currículo, o que permitirá ao aluno não apenas uma preparação para a avaliação do ENADE, mas um aprofundamento de conhecimentos úteis a sua formação geral e profissional.

OBJETIVO GERAL

•Prática pedagógica voltada para a aferição do grau de conhecimentos, competências e habilidades dos concluintes da FLSF adquiridos ao longo do curso de letras e para a preparação dos mesmos para a realização do ENADE.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•Fazer um levantamento do grau de conhecimentos, competências e habilidades dos concluintes do curso de Letras da FSLF necessários à realização do ENADE.
•Executar um estudo multidisciplinar nas às áreas de língua portuguesa, literatura brasileira, lingüística, teoria da literatura e a outras disciplinas que compõem o currículo do Curso de letras.
•Realizar um estudo das avaliações do ENADE, dos anos de 2008 e 2005 e de livros e textos fundamentais das áreas do curso de letras.

Síntese de Metodologia
A primeira etapa do projeto consiste em um levantamento do grau de conhecimentos, competências e habilidades dos concluintes do curso de Letras da FSLF, nas áreas de língua portuguesa, literatura brasileira, lingüística e teoria da literatura, necessários à realização do ENADE. Para tanto, os alunos responderão, em sala de aula, as avaliações do Enade dos anos de 2008 e 2005. Posteriormente, através das respostas dos alunos, o professor responsável pela disciplina fará um levantamento estatístico dos conteúdos, habilidades e competências em que os mais apresentam deficiência, o que servirá de lastro para a preparação de um plano de trabalho voltado exatamente para a atualização e sistematização de tais conhecimentos, competências e habilidades, e que se processará principalmente através de uma amplo estudo sobre as questões de ambas as avaliações e de aulas expositivas e dialogadas sobre textos e livros fundamentais das diversas áreas do curso de letras. Esta disciplina constitui-se como atividade complementar e possui uma carga horária de 40 horas, divida em duas horas semanais.

O LEGADO DE SÍLVIO ROMERO NA FORMAÇÃO DA HISTÓRIA DA LITERATURA BRASILEIRA

Responsável pelo projeto: Prof. Me. João Escobar J. Cardoso
O projeto proposto é um desdobramento da dissertação de mestrado intitulada A FORMAÇÃO DA HISTORIOGRAFIA DA LITERATURA BRASILEIRA: uma história dos cânones escolares no Brasil (1862-1888), defendida em março de 2011. Nesse trabalho, o autor examina a contribuição de três importantes obras da historiografia literária brasileira, produzidas em seu período nascente: o Curso Elementar de Literatura Nacional (1863), O Brasil Literário (1863) e o Curso de Literatura Portuguesa e Brasileira (1866-1871). O objetivo dessa dissertação é destacar a importância dessas obras na formação do cânone oitocentista e novecentista brasileiro e na construção de uma tradição literária, bem como na fixação de certos mecanismos conceituais e organizacionais, tais como o estudo dos gêneros e dos períodos, que caracterizam grande parte da historiografia da literatura brasileira. Surgido como um desenvolvimento desse trabalho, o presente projeto propõe o estudo analítico da obra A história da Literatura Brasileira (1888), de Silvio Romero, obra tida como divisor de águas dentre o conjunto de nossa produção historiográfica, ausente na dissertação. Mais especificamente, levando em conta o programa da disciplina de literatura do Colégio de Pedro II, instituição na qual Silvio Romero lecionava filosofia e na qual sua História foi adotada como compêndio oficial a partir de 1892, trata-se de observar o modo como essa obra, inserida em um processo de escolarização, foi responsável pela construção ou, usando o termo de Hobsbown, “invenção” da literatura brasileira seiscentista, oitocentista e novecentista, através da fixação de um cânone literário e da busca de uma tradição literária genuinamente nacional. Os resultados obtidos serão apresentados, através de pôsteres ou artigos científicos, na IV Mostra de Iniciação Científica, a ser realizada no segundo semestre de 2011 na FSLF.

OBJETIVO GERAL

Promover o estudo e a divulgação de uma obra fundamental para a formação da história da literatura brasileira, bem como fazer com que os alunos tomem consciência crítica sobre o processo histórico, social e cultural e político de construção de um conhecimento, que é a história literária, e suas implicações pedagógicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Estabelecer um contato crítico entre os estudantes de letras e uma obra fundamental, porém pouco conhecida, na construção de nossa história literária;
- Tornar os alunos conscientes sobre o processo de canonização e de nacionalização da cultura literária, que dentre outros fatores, estabelece-se através da construção de uma história literária inserida amplamente na cultura escolar;
- Levar os estudantes de letras e futuros professores de língua e literatura criticamente conscientes sobre seu próprio instrumento de estudo e de trabalho, bem como sobre a dita “perenidade” de autores o obras da literatura brasileira.
Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?)
Inicialmente serão feitas aulas expositivas, leituras e debates sobre o tema. Posteriormente será feita a leitura da obra de Sílvio Romero, bem como o estudo da legislação e dos programas da disciplina de literatura do Colégio de Pedro II durante o período em que a obra lá foi adotada. Isto feito, a turma dividir-se-á em grupos, cada um responsável pela análise de um período literário postulado por Romero, observando os autores e obras mais destacados e a maneira como o autor os relaciona ao período em questão, além da adequação de seu conteúdo e metodologia à legislação educacional então vigente para o ensino de literatura. Executado tal levantamento, os grupos analisarão histórias literárias do século XX, a fim de observar até que ponto os julgamentos de Sílvio Romero foram mantidos ou rejeitados. Ao final do período, cada um desses grupos deverá entregar um artigo contendo a análise de seus respectivos períodos literários. Para a execução do trabalho serão necessárias 40 horas para aulas expositivas, leituras e debates sobre o tema e sobre as fontes de pesquisa, ministradas em uma disciplina de atividade complementar, executada às sextas à tarde por alunos voluntários.

Produto (s) Gerado (s):

Artigos científicos.

PROJETO DO NUPEX

PELO OLHAR DE FERDINAND DENIS: UM ELO ENTRE A LITERATURA E A HISTÓRIA LITERÁRIA OITOCENTISTA.

Suzy Dayse Vasconcelos Bezerra da Silva


Orientadora: Profa. Dra. Vilma Mota Quintela


Este projeto surgiu em meio a discussões realizadas no âmbito da disciplina Teoria Literária II. O projeto foi apresentado ao NUPEX como uma proposta de iniciação científica, a ser desenvolvida sob a orientação da Prof. Dra. Vilma Mota Quintela, membro do referido núcleo e professora ministrante da disciplina citada. A proposta consiste na análise das relações político-culturais que se estabelecem entre o Resumo da História Literária do Brasil, de Ferdinand Denis, publicado na França em 1826, e o projeto romântico brasileiro da fundação de uma literatura autônoma e original. Como é sabido, o movimento pela emancipação política do Brasil, ocorrida em 1822, antecede um processo histórico que permeia toda a segunda metade do século XIX: o processo da construção ideológica da identidade nacional, que se institui como um conceito oitocentista, cunhado em função do ideal da autonomia cultural brasileira. Nesse processo, a literatura e a historiografia literária tiveram fundamental importância. Neste trabalho, tratar-se-á de estudar esse processo, tendo como ponto de partida e de chegada a referida obra. OBJETIVO GERAL Desenvolver um projeto de iniciação científica, objetivando a produção de um artigo a ser apresentado na II Mostra de Iniciação Científica da FSLF. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Estudar o Resumo da História Literária do Brasil, de F. Denis, como um documento fundador da historiografia literária brasileira; - Estabelecer uma discussão teórica sobre a influência estrangeira na construção de certo ideal de nacionalidade, legitimado pelos intelectuais representantes do primeiro período romântico brasileiro; - Produzir um artigo científico a partir de uma reflexão sobre o projeto romântico da construção ideológica da nacionalidade brasileira. O referido projeto gerou um como produto um artigo científico que foi aprovado no SEHEL- I Seminário de História do Ensino das Línguas UFS- 3 a 6 de Novembro de 2009 40h BEZERRA, S.D.V. PELO OLHAR DE FERDINAND DENIS:UM ELO ENTRE A LITERATURA E A HISTÓRIA OITOCENTISTA. UFS,2009 ( PÔSTER ) O artigo também foi aceito na II Semana Científica da FSLF como comunicação oral.

quinta-feira, 31 de março de 2011

IV SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS

Aconteceu, entre os dias 22 a 26 de Novembro de 2010, a IV Semana Acadêmica do Curso de Letras, que teve como objetivo enriquecer a formação do corpo discente, como também a sua inserção crítica no universo de discussões teóricas e práticas referentes ao curso. Este semestre, além de palestras com professores da casa e convidados, tivemos, como parte da programação, a apresentação de trabalhos científicos de estudantes da área de Letras inscritos na III Mostra de Iniciação Científica. Evento anual, a Mostra de Iniciação Científica da FSLF tem como objetivo a socialização de conhecimentos acadêmico-científicos, bem como o incentivo da pesquisa e a articulação desta com o ensino e a extensão. A Semana foi uma organização do Curso de Letras em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX) da FSLF, e foi aberto ao público acadêmico interno e externo.

Nos dias 22 e 23 (segunda e terça-feira), os presentes contaram com sessões de palestras ministradas pelos professores: José Costa (FSLF), que abriu a semana apresentando um breve histórico da Literatura Sergipana; Álvaro César Pereira (FSLF), que falou sobre os resultados de sua pesquisa de mestrado sobre a história do ensino da língua portuguesa; Georgia Poderoso (FSLF), especialista na Língua Brasileira de Sinais (Libras); e José Raimundo Galvão(UFS), que apresentou um estudo comparativo entre a literatura clássica e o texto bíblico.

No dia 24 (quarta-feira), tiveram vez os acadêmicos internos e externos que apresentaram comunicações orais e exibiram pôsteres, expondo os resultados de trabalhos realizados no decorrer do curso.

No dia 25 (quinta-feira), os inscritos participaram das oficinas pedagógicas ministradas, respectivamente, pelos acadêmicos Suzy Dayse Vasconcelos, monitora da disciplina Teoria Literária, que desenvolveu atividades sobre os estilos de época da Literatura Brasileira; e Almiro Rodrigues, Laydiane Ribeiro, Tereza Cristina e Viviany Almeida que se propuseram a transmitir aos colegas instruções sobre como preparar slides para a apresentação de trabalhos acadêmicos.

Finalmente, o dia 26 (sexta-feira) foi destinado à recepção e posse da primeira equipe gestora do Centro Acadêmico do Curso de Letras (CAL). Para a ocasião, a equipe organizou um sarau poético em homenagem ao poeta Vinicius de Moraes, que dá nome ao centro estudantil recém criado. A escolha do nome do poeta - promovido, este ano, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, ao cargo de ministro de primeira classe - para batizar o centro é um sinal do reconhecimento, por parte dos acadêmicos, de sua importância para a literatura e para a cultura brasileira, bem como uma forma de lembrar os 30 anos da sua morte, ocorrida em 1980. A cerimônia contou também com discurso do presidente do CAL, o acadêmico Ariosvaldo (Ari) Leal, que enfatizou o comprometimento da equipe com os estudantes do curso. A IV Semana Acadêmica do curso de Letras foi encerrada com a apresentação de um vídeo documentário sobre Vinícius de Moraes, realizado pela acadêmica Ellen dos Santos Oliveira, seguida de um coquetel de confraternização. As imagens a seguir registram alguns dos melhores momentos da Semana.



Acadêmicos participam da oficina de power-point, ministrada por Almiro, teresa, Laydiane e Viviany, do 4º período do Curso de Letras.

A monitora de Teoria Literária, Suzy Dayse Vasconcelos,que levou uma grande audiência à oficina de Literatura, por ela ministrada.

segunda-feira, 14 de março de 2011

III SEMANA DE LETRAS

Com o tema "Leituras do mundo", inspirado no pensamento de Paulo Freire, a III SEMANA DE LETRAS da FSLF resultou, de fato,numa enriquecedora viagem por uma vereda de saberes - literários, linguísticos e culturais. Vale lembrar, em tempo, que esse evento de caráter acadêmico, científico e poético não seria possível sem o auxílio e o empenho dos professores, estudantes do curso de Letras e demais colaboradores da família São Luís de França. Agradecimento a todos que participaram e ajudaram a construir esta substancial Semana. Saudações e reconhecimento à Marla e à Kátia Silvina pela disponibilidade, generosidade e competência no apoio logístico ao evento. Agradecimentos à direção acadêmica por tornar possível a realização das nossas pretenções artísticas e intelectuais. Agradecimentos e carinho especiais aos mestres e acadêmicos que abrilhantaram este acontecimento com performances e apresentações decorrentes do trabalho realizado em sala de aula durante o semestre, com a orientação diligente de nossos queridos professores. Saudações e agradecimentos especialíssimos à Comissão Organizadora do evento. A vocês acadêmicos: Ariosvaldo Leal de Jesus,Corália C. Cardoso Santos, Ellen dos Santos Oliveira, Elma Ribeiro Andrade, Jéssyca Gomes de Souza, Jocilene Monteiro dos Santos, Luiz Carlos Nascimento da Hora,Sérgio Murilo da Silva, Suzy Dayse Vasconcelos Bezerra da Silva, Valdilene Almeida Menezes,Valéria Augusta da Cruz,Valtemir de Sá Rocha,Vera Norma Araújo G. Silveira, dedico, em especial, os louros de mais esta vitória!!!

Vilma Mota Quintela
Coordenadora do Curso de Letras



A prof. Cristiane Moraes, diretora Acadêmica da FSLF, e o prof. Marcos Vinícius, de Cultura Sergipana, posam, rodeados por seus pupilos




A professora Sara Rogéria apresenta o Sarau Poético no encerramento da III Semana de Letras



O Professor Marcos Vinícius seduz a platéia palestrando sobre cinema nordestino e estereótipos regionais



O Feminino na poesia



Os acadêmicos Jhon Eldon Barbosa e Ydiane Silva emocionam a platéia com textos de João Cabral de Melo Neto, Caio Fernando Abreu e Rubem Fonseca.



Prof. José Raimundo Galvão fala sobre a presença do latim na língua portuguesa



Didática e avaliação na Nova Escola, sob a ótica do prof. Claudiano Soares



Acadêmicos do 1º período de Letras apresentam o projeto "Batismo Digital"



Contos orais e cantigas de roda como dispositivos pedagógicos



A coordenadora Vilma Quintela ladeada pela Comissão nota 10!!!

II SEMANA DE LETRAS

VISITE O BLOG DA II SEMANA DE LETRAS
http://semanadeletrasfslf.blogspot.com



A Semana de Letras da Faculdade São Luís de França é um evento de cunho acadêmico científico e cultural que tem como principal objetivo compartilhar com o conjunto dos estudantes do curso, o corpo docente e demais interessados os resultados do processo de ensino-aprendizagem, colhidos no contexto específico das disciplinas vigentes. Para além desse momento interdisciplinar, em que ocorre o intercâmbio de trabalhos produzidos no decorrer das diversas práticas e atividades realizadas durante o semestre, a Semana de Letras conta com a presença de convidados que vêm enriquecer o evento, trazendo em forma de conferências, debates ou apresentações artísticas, contribuições de importância crucial ao desenvolvimento do tema gerador do encontro. A II Semana de Letras da FSLF trará como tema “A Presença da Cultura Popular na Literatura Nordestina”, e terá como destaque a apresentação da Banda de Pífano de Aracaju e as participações do pesquisador e folclorista Jackson da Silva Lima e do poeta cordelista João Firmino Cabral, nomes de grande valor no contexto da cultura sergipana.

Vilma Mota Quintela
Coordenadora do Curso de Letras



Foi destaque, no dia 25, a mesa redonda sobre a literatura de cordel e a tradição popular nordestina, com a presença do cordelista sergipano João Firmino Cabral, considerado, dentre os poetas em atuação, uma das maiores expressões da literatura popular nordestina, e dos poetas Gigi (Josineide Dantas) e Zé Antônio, ambos sócios fundadores e membros atuantes da ASCORESE (Associação de Cordelistas e Repentistas de Sergipe). O evento contou ainda com a exibição do documentário Cordel Nosso, de Marcelo Roque. Levado ao ar pela TV Aperipê, em 2006, o documentário em vídeo nos dá uma noção singular do movimento contemporâneo do cordel e do repente em Sergipe. Nossa imensa gratidão aos poetas que vieram, generosamente, enriquecer a nossa Semana, com a transmissão de saberes de inestimável valor, muitos dos quais não se aprendem em livros. Que da experiência vivenciada surjam e se desenvolvam novas iniciativas, estudos e trabalhos em torno da nossa secular e substancial cultura popular.









O AUTO DA BARCA DO INFERNO
Quinhentismo, obra concebida em português arcaico por Gil Vicente, reconhecido como o primeiro dramaturgo da língua portuguesa, teve uma inusitada versão no dialeto "nordestinês", na II Semana de Letras da FSLF. Matéria de estudo da disciplina Literatura Portuguesa I, a peça, que compõe a "trilogia das barcas", foi brilhantemente adaptada pela acadêmica Suzy Dayse Vasconcelos que dirigiu e, junto com seus colegas do 3º período, produziu um espetáculo digno de nota. Há que se destacar o cenário em estilo barroco, assinado pela também acadêmica Ana Moura; a trilha sonora idealizada por Suzy, que juntou sucessos esquecidos de Paulo Diniz com clássicos da MPB de Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Raul Seixas; o rico figurino, com destaque para a caracterização do diabo (que virou uma extravagante diaba na versão nordestina) e de Gil Vicente, que aparece na peça como narrador; e a performane visceral de Suzy Dayse, interpretando "Cálice". Isso sem falar no elenco de atores e figurantes (confira a ficha técnica no 1º post dedicado à peça), formado por acadêmicos que se revelaram verdadeiros valores artísticos. O resultado, como não podia deixar de ser, foi o deleite e a receptividade geral dos presentes, que se emocionaram com o belo resultado, decorrente de um árduo trabalho, feito com o amor característico dos amadores e a responsabilidade esperada dos profissionais. Parabéns. Sem dúvida, nota 10!
FICHA TÉCNICA

O AUTO DA BARCA DO INFERNO
DE GIL VICENTE

3º Período de Letras ( 2009/2)

Prof .Dra. Vilma Mota Quintela

Adaptação, Direção e Sonoplastia
Suzy Dayse Vasconcelos

Personagens
Diabo- Ângela Cristina
Companheiro- Maria Klejdi
Anjo- Magda Cavalcante
Fidalga- Maryssandra Melo
Agiota- Ana Claudia Ribeiro
Parvo- Paulyne Souza
Sapateiro- Claudia Andrade
Frade- Marivaldo dos Santos
Cabocla- Deise Nascimento
Brígida –Rosélia Vieira
Corregedor- Joseane Inácio
Narrador- Ana Moura
Patativa- Carmélia Menezes
Poeta-Maria Tamires
Poeta-Paula Graziella
Poeta- Suzy Dayse

Sonoplastia Técnica
Jairo e Robson

Cenário
Ana Moura

Logística
Mara e Flávia



A via poética é uma das mais ricas formas de se apresentar/apreciar a arte.
Originou-se e desenvolveu-se a partir das Dionisíacas festas em honra ao deus dionísio, que incluía o espetáculo de mímica,dança,música, poesia etc...
Análoga a uma via sacra, diferenciando-se pela essência da motivação - a arte literária ao invés da religiosidade - a via poética resulta numa perfeita integração entre o artista, o apreciador da arte e a própria arte.
Durante a via poética foram declamados poemas de Vinicius de Moraes, Fernando Gullar e Cecília Meireles entre outros.Foram intérpretes dos poemas os acadêmicos: Amanda de Carvalho, Aline Carolina,Cleyanne Menezes, Jaqueline Tavares, Janete dos Santos,Micaela Alves e Silvânia Santos.
O cenário ficou lindíssimo, parabéns ao professor José Adelmo Menezes de Oliveira, idealizador da via poética e a todos os acadêmicos que construiram esse momento ímpar.
Postado por Profa.: Suzy Dayse - Consultoria e Cursos



PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE LETRAS
DIA 23/11

19h: Abertura: Banda de Pífano (apresentação ao ar livre, no espaço reservado ao varal poético, em frente à sala 14).
sala 14
19h: 30: A Língua de Eulália (representação da novela sociolingüística de Marcos Bagno, por acadêmicos da FSLF);
20h:30: Preconceito lingüístico (documentário produzido por acadêmicos da FSLF, com base na obra Preconceito linguístico, de Marcos Bagno.
21h: Sarau poético com acadêmicos da FSLF e coquetel regional.

DIA 24/11

Sala 11
16h: Exibição do filme A hora da estrela, de Suzana Amaral, e apresentação de um estudo comparativo entre o filme e o romance homônimo, de Clarice Lispector, por Suzy Dayse Vasconcelos e Jaqueline T. Mendonça (acadêmicas da FSLF).
Auditório
19h: “Via Poética”, com acadêmicos de Letras da FSLF (apresentação itinerante).
19:30h: “A Presença da tradição popular na cultura” ( palestra com o pesquisador-folclorista Jackson da Silva Lima).
21h: Exposição, feira de cordéis e coquetel regional.

DIA 25/11

Sala 11

16h: Exibição do filme Vidas Secas, de Lima Barreto, e apresentação de estudo comparativo entre o filme e o romance homônimo, por Almiro R. Santos Filho e Wellington M. Amaral Jr. (Acadêmicos da FSLF).

Auditório
19h: O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente: adaptação livre da peça por acadêmicos do curso de Letras da FSLF.
20h: Mesa redonda: a literatura popular em debate, com o poeta cordelista João Firmino Cabral e com os poetas populares Gigi (Josineide Dantas) e Zé Antônio;
21h:10: Exposição e feira de cordéis com a presença dos autores e coquetel regional.
21h: 50: Encerramento das atividades referentes à Semana de Letras.

DIAS 26 e 27 de Novembro
Auditório
Períodos matutino e noturno: II Mostra de Iniciação Científica.
Postado por Profa.: Suzy Dayse - Consultoria e Cursos às 22:44









ABERTURA DA SEMANA CONTOU COM O SUCESSO DA LÍNGUA DE EULÁLIA.












O layout gráfico foi criado por Almiro Rodrigues, acadêmico de Letras.Parabéns, ficou lindo!!!!