quinta-feira, 7 de abril de 2011

LEXIKON VIRTUAL DE ADMINISTRAÇÃO

Responsáveis: Prof. Jorge Luis Cabral Nunes (Gestor de TI), Prof. Álvaro César Pereira de Souza e profas. Suely Braga e Sara Rogéria.
Início :2º SEMESTRE 2011
Término :2º SEMESTRE 2012
Cursos Participantes:ADMINISTRAÇÃO E LETRAS

O “Lexikon Virtual de Administração” é um dicionário eletrônico de termos técnicos de Administração, totalmente compilado pelos alunos do Curso de Administração de Empresas da Faculdade São Luis de França, cujo processo de criação e produção será supervisionado pelos alunos do Curso de Letras da mesma Instituição. A seleção e recolha dos verbetes para cada entrada no Lexikon terá como fonte todos os textos em circulação em meio impresso e/ou virtual que tratem de assuntos pertinentes à área de concentração (Administração). A massa lexical então recolhida será ordenada alfabeticamente, apresentando sua classe gramatical, exemplo contextualizado e fonte consultada. Não é objetivo final deste dicionário a exaustividade, já que se trata de um trabalho lexicográfico em contínuo processo de formação em uma plataforma virtual, portanto não será estabelecido um limite máximo de verbetes.







OBJETIVO GERAL

• Promover intercâmbio de saberes entre os Cursos de Administração de Empresas e Letras, a fim de estimular e fomentar iniciação científica, a partir de orientação para o uso de instrumentos e procedimentos cientificamente validados.
METODOLOGIA

Compilação com recolha de dados, definição das categorias gramaticais e a organização dos verbetes sob a responsabilidade dos acadêmicos dos dois cursos envolvidos farão parte da primeira etapa do projeto, orientados pelos professores coordenadores.
Os alunos de 1º e 2º períodos do Curso de Administração serão divididos em dois grupos. Os do 1º período farão a seleção e recolha dos verbetes de A-K, e os do 2º período, de L-Z. Os alunos de cada período serão colocados em subgrupos responsáveis pela recolha de até três letras (por exemplo, grupo 1 do primeiro período, de A-C, e assim por diante). Cada grupo terá no máximo cinco e no mínimo dois alunos, que terão acesso à Plataforma Virtual, criada pela Coordenação do Curso de Administração, na qual serão inseridos os verbetes recolhidos, apresentando suas classificações gramaticais, exemplos contextualizados e fonte de recolha (Journals, revistas especializadas impressas ou eletrônicas, artigos científicos, etc.). As definições dos termos e verbetes selecionados serão de autoria dos próprios alunos, os quais tomarão como base o conhecimento adquirido ao longo do Curso. Evitar-se-á ao máximo a consulta em dicionários especializados de administração já existentes, uma vez que o objetivo primeiro do projeto em discussão é fomentar a pesquisa e a autonomia intelectual do alunado do Curso de Administração de Empresas da Faculdade São Luis de França. Consultar-se-ão outros dicionários especializados da área em estudo apenas como referência/confirmação das definições apresentadas. O Lexikon terá Folha de Rosto com os símbolos da Faculdade São Luis de França e os emblemas dos respectivos cursos envolvidos; uma página de apresentação redigida pelos líderes dos grupos envolvidos; uma lista de abreviaturas e referências bibliográficas e fontes consultadas. Aos alunos do Curso de Letras serão atribuídas as funções de leitura e revisão textual do trabalho em andamento.
Na segunda etapa, ao término de cada período letivo, os professores envolvidos no projeto farão a revisão final, tanto no que tange ao corpus lexicográfico elencado quanto à qualidade textual apresentada. Neste momento será atribuída uma nota que terá valor mais QUALITATIVO do que propriamente QUANTITATIVO. O Lexikon estará online, disponível ao público em geral, e com um link para comunicação entre os futuros autores e a comunidade acadêmica em geral e os alunos receberão certificados de participação em trabalho de iniciação científica,

DESIGNAÇÃO DO PRODUTO FINAL DO PROJET0

Dicionário virtual de verbetes e termos técnicos da Área de Administração de Empresas da Faculdade São Luis de França.

Leituras do Enade

Linha de Pesquisa :Sinaes
Professor Responsável:Profa. Me. João Escobar Cardoso


Em 2004, com a implantação do SINAES – Sistema Nacional da Educação Superior – o processo de avaliação dos cursos de graduação, no Brasil, sofreu alterações. Além das avaliações interna e externa das instituições de ensino superior, o Sistema executa o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que procura avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação e ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como aferir o nível de atualização dos estudantes como relação a realidade brasileira e mundial (MOREIRA, SMITH ET. BOCCHESE, 2009 ). Dessa forma, este projeto, de natureza investigativa, visa preparar os concluintes do curso de Letras da FSLS, voluntariamente matriculados em uma disciplina de atividade complementar, intitulada Sinaes, para a realização do ENADE, previsto para o segundo semestre de 2011, através primeiramente da aferição do grau de conhecimentos, competências e habilidades dos concluintes da FLSF necessários à realização do ENADE. Posteriormente, será feito um estudo e atualização de tais conhecimentos, competências e habilidades através de aulas expositivas e dialogadas que se processarão de acordo com os resultados obtidos na aferição inicial. Assim, será possível trabalhar de maneira multidisciplinar conteúdos, competências e habilidades adquiridos ao longo do Curso de Letras, relativos às áreas de língua portuguesa, literatura brasileira, lingüística, teoria da literatura e a outras disciplinas que compõem o seu currículo, o que permitirá ao aluno não apenas uma preparação para a avaliação do ENADE, mas um aprofundamento de conhecimentos úteis a sua formação geral e profissional.

OBJETIVO GERAL

•Prática pedagógica voltada para a aferição do grau de conhecimentos, competências e habilidades dos concluintes da FLSF adquiridos ao longo do curso de letras e para a preparação dos mesmos para a realização do ENADE.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•Fazer um levantamento do grau de conhecimentos, competências e habilidades dos concluintes do curso de Letras da FSLF necessários à realização do ENADE.
•Executar um estudo multidisciplinar nas às áreas de língua portuguesa, literatura brasileira, lingüística, teoria da literatura e a outras disciplinas que compõem o currículo do Curso de letras.
•Realizar um estudo das avaliações do ENADE, dos anos de 2008 e 2005 e de livros e textos fundamentais das áreas do curso de letras.

Síntese de Metodologia
A primeira etapa do projeto consiste em um levantamento do grau de conhecimentos, competências e habilidades dos concluintes do curso de Letras da FSLF, nas áreas de língua portuguesa, literatura brasileira, lingüística e teoria da literatura, necessários à realização do ENADE. Para tanto, os alunos responderão, em sala de aula, as avaliações do Enade dos anos de 2008 e 2005. Posteriormente, através das respostas dos alunos, o professor responsável pela disciplina fará um levantamento estatístico dos conteúdos, habilidades e competências em que os mais apresentam deficiência, o que servirá de lastro para a preparação de um plano de trabalho voltado exatamente para a atualização e sistematização de tais conhecimentos, competências e habilidades, e que se processará principalmente através de uma amplo estudo sobre as questões de ambas as avaliações e de aulas expositivas e dialogadas sobre textos e livros fundamentais das diversas áreas do curso de letras. Esta disciplina constitui-se como atividade complementar e possui uma carga horária de 40 horas, divida em duas horas semanais.

O LEGADO DE SÍLVIO ROMERO NA FORMAÇÃO DA HISTÓRIA DA LITERATURA BRASILEIRA

Responsável pelo projeto: Prof. Me. João Escobar J. Cardoso
O projeto proposto é um desdobramento da dissertação de mestrado intitulada A FORMAÇÃO DA HISTORIOGRAFIA DA LITERATURA BRASILEIRA: uma história dos cânones escolares no Brasil (1862-1888), defendida em março de 2011. Nesse trabalho, o autor examina a contribuição de três importantes obras da historiografia literária brasileira, produzidas em seu período nascente: o Curso Elementar de Literatura Nacional (1863), O Brasil Literário (1863) e o Curso de Literatura Portuguesa e Brasileira (1866-1871). O objetivo dessa dissertação é destacar a importância dessas obras na formação do cânone oitocentista e novecentista brasileiro e na construção de uma tradição literária, bem como na fixação de certos mecanismos conceituais e organizacionais, tais como o estudo dos gêneros e dos períodos, que caracterizam grande parte da historiografia da literatura brasileira. Surgido como um desenvolvimento desse trabalho, o presente projeto propõe o estudo analítico da obra A história da Literatura Brasileira (1888), de Silvio Romero, obra tida como divisor de águas dentre o conjunto de nossa produção historiográfica, ausente na dissertação. Mais especificamente, levando em conta o programa da disciplina de literatura do Colégio de Pedro II, instituição na qual Silvio Romero lecionava filosofia e na qual sua História foi adotada como compêndio oficial a partir de 1892, trata-se de observar o modo como essa obra, inserida em um processo de escolarização, foi responsável pela construção ou, usando o termo de Hobsbown, “invenção” da literatura brasileira seiscentista, oitocentista e novecentista, através da fixação de um cânone literário e da busca de uma tradição literária genuinamente nacional. Os resultados obtidos serão apresentados, através de pôsteres ou artigos científicos, na IV Mostra de Iniciação Científica, a ser realizada no segundo semestre de 2011 na FSLF.

OBJETIVO GERAL

Promover o estudo e a divulgação de uma obra fundamental para a formação da história da literatura brasileira, bem como fazer com que os alunos tomem consciência crítica sobre o processo histórico, social e cultural e político de construção de um conhecimento, que é a história literária, e suas implicações pedagógicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Estabelecer um contato crítico entre os estudantes de letras e uma obra fundamental, porém pouco conhecida, na construção de nossa história literária;
- Tornar os alunos conscientes sobre o processo de canonização e de nacionalização da cultura literária, que dentre outros fatores, estabelece-se através da construção de uma história literária inserida amplamente na cultura escolar;
- Levar os estudantes de letras e futuros professores de língua e literatura criticamente conscientes sobre seu próprio instrumento de estudo e de trabalho, bem como sobre a dita “perenidade” de autores o obras da literatura brasileira.
Síntese de Metodologia (como se desenvolverá?)
Inicialmente serão feitas aulas expositivas, leituras e debates sobre o tema. Posteriormente será feita a leitura da obra de Sílvio Romero, bem como o estudo da legislação e dos programas da disciplina de literatura do Colégio de Pedro II durante o período em que a obra lá foi adotada. Isto feito, a turma dividir-se-á em grupos, cada um responsável pela análise de um período literário postulado por Romero, observando os autores e obras mais destacados e a maneira como o autor os relaciona ao período em questão, além da adequação de seu conteúdo e metodologia à legislação educacional então vigente para o ensino de literatura. Executado tal levantamento, os grupos analisarão histórias literárias do século XX, a fim de observar até que ponto os julgamentos de Sílvio Romero foram mantidos ou rejeitados. Ao final do período, cada um desses grupos deverá entregar um artigo contendo a análise de seus respectivos períodos literários. Para a execução do trabalho serão necessárias 40 horas para aulas expositivas, leituras e debates sobre o tema e sobre as fontes de pesquisa, ministradas em uma disciplina de atividade complementar, executada às sextas à tarde por alunos voluntários.

Produto (s) Gerado (s):

Artigos científicos.

PROJETO DO NUPEX

PELO OLHAR DE FERDINAND DENIS: UM ELO ENTRE A LITERATURA E A HISTÓRIA LITERÁRIA OITOCENTISTA.

Suzy Dayse Vasconcelos Bezerra da Silva


Orientadora: Profa. Dra. Vilma Mota Quintela


Este projeto surgiu em meio a discussões realizadas no âmbito da disciplina Teoria Literária II. O projeto foi apresentado ao NUPEX como uma proposta de iniciação científica, a ser desenvolvida sob a orientação da Prof. Dra. Vilma Mota Quintela, membro do referido núcleo e professora ministrante da disciplina citada. A proposta consiste na análise das relações político-culturais que se estabelecem entre o Resumo da História Literária do Brasil, de Ferdinand Denis, publicado na França em 1826, e o projeto romântico brasileiro da fundação de uma literatura autônoma e original. Como é sabido, o movimento pela emancipação política do Brasil, ocorrida em 1822, antecede um processo histórico que permeia toda a segunda metade do século XIX: o processo da construção ideológica da identidade nacional, que se institui como um conceito oitocentista, cunhado em função do ideal da autonomia cultural brasileira. Nesse processo, a literatura e a historiografia literária tiveram fundamental importância. Neste trabalho, tratar-se-á de estudar esse processo, tendo como ponto de partida e de chegada a referida obra. OBJETIVO GERAL Desenvolver um projeto de iniciação científica, objetivando a produção de um artigo a ser apresentado na II Mostra de Iniciação Científica da FSLF. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Estudar o Resumo da História Literária do Brasil, de F. Denis, como um documento fundador da historiografia literária brasileira; - Estabelecer uma discussão teórica sobre a influência estrangeira na construção de certo ideal de nacionalidade, legitimado pelos intelectuais representantes do primeiro período romântico brasileiro; - Produzir um artigo científico a partir de uma reflexão sobre o projeto romântico da construção ideológica da nacionalidade brasileira. O referido projeto gerou um como produto um artigo científico que foi aprovado no SEHEL- I Seminário de História do Ensino das Línguas UFS- 3 a 6 de Novembro de 2009 40h BEZERRA, S.D.V. PELO OLHAR DE FERDINAND DENIS:UM ELO ENTRE A LITERATURA E A HISTÓRIA OITOCENTISTA. UFS,2009 ( PÔSTER ) O artigo também foi aceito na II Semana Científica da FSLF como comunicação oral.

quinta-feira, 31 de março de 2011

IV SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS

Aconteceu, entre os dias 22 a 26 de Novembro de 2010, a IV Semana Acadêmica do Curso de Letras, que teve como objetivo enriquecer a formação do corpo discente, como também a sua inserção crítica no universo de discussões teóricas e práticas referentes ao curso. Este semestre, além de palestras com professores da casa e convidados, tivemos, como parte da programação, a apresentação de trabalhos científicos de estudantes da área de Letras inscritos na III Mostra de Iniciação Científica. Evento anual, a Mostra de Iniciação Científica da FSLF tem como objetivo a socialização de conhecimentos acadêmico-científicos, bem como o incentivo da pesquisa e a articulação desta com o ensino e a extensão. A Semana foi uma organização do Curso de Letras em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX) da FSLF, e foi aberto ao público acadêmico interno e externo.

Nos dias 22 e 23 (segunda e terça-feira), os presentes contaram com sessões de palestras ministradas pelos professores: José Costa (FSLF), que abriu a semana apresentando um breve histórico da Literatura Sergipana; Álvaro César Pereira (FSLF), que falou sobre os resultados de sua pesquisa de mestrado sobre a história do ensino da língua portuguesa; Georgia Poderoso (FSLF), especialista na Língua Brasileira de Sinais (Libras); e José Raimundo Galvão(UFS), que apresentou um estudo comparativo entre a literatura clássica e o texto bíblico.

No dia 24 (quarta-feira), tiveram vez os acadêmicos internos e externos que apresentaram comunicações orais e exibiram pôsteres, expondo os resultados de trabalhos realizados no decorrer do curso.

No dia 25 (quinta-feira), os inscritos participaram das oficinas pedagógicas ministradas, respectivamente, pelos acadêmicos Suzy Dayse Vasconcelos, monitora da disciplina Teoria Literária, que desenvolveu atividades sobre os estilos de época da Literatura Brasileira; e Almiro Rodrigues, Laydiane Ribeiro, Tereza Cristina e Viviany Almeida que se propuseram a transmitir aos colegas instruções sobre como preparar slides para a apresentação de trabalhos acadêmicos.

Finalmente, o dia 26 (sexta-feira) foi destinado à recepção e posse da primeira equipe gestora do Centro Acadêmico do Curso de Letras (CAL). Para a ocasião, a equipe organizou um sarau poético em homenagem ao poeta Vinicius de Moraes, que dá nome ao centro estudantil recém criado. A escolha do nome do poeta - promovido, este ano, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, ao cargo de ministro de primeira classe - para batizar o centro é um sinal do reconhecimento, por parte dos acadêmicos, de sua importância para a literatura e para a cultura brasileira, bem como uma forma de lembrar os 30 anos da sua morte, ocorrida em 1980. A cerimônia contou também com discurso do presidente do CAL, o acadêmico Ariosvaldo (Ari) Leal, que enfatizou o comprometimento da equipe com os estudantes do curso. A IV Semana Acadêmica do curso de Letras foi encerrada com a apresentação de um vídeo documentário sobre Vinícius de Moraes, realizado pela acadêmica Ellen dos Santos Oliveira, seguida de um coquetel de confraternização. As imagens a seguir registram alguns dos melhores momentos da Semana.



Acadêmicos participam da oficina de power-point, ministrada por Almiro, teresa, Laydiane e Viviany, do 4º período do Curso de Letras.

A monitora de Teoria Literária, Suzy Dayse Vasconcelos,que levou uma grande audiência à oficina de Literatura, por ela ministrada.

segunda-feira, 14 de março de 2011

III SEMANA DE LETRAS

Com o tema "Leituras do mundo", inspirado no pensamento de Paulo Freire, a III SEMANA DE LETRAS da FSLF resultou, de fato,numa enriquecedora viagem por uma vereda de saberes - literários, linguísticos e culturais. Vale lembrar, em tempo, que esse evento de caráter acadêmico, científico e poético não seria possível sem o auxílio e o empenho dos professores, estudantes do curso de Letras e demais colaboradores da família São Luís de França. Agradecimento a todos que participaram e ajudaram a construir esta substancial Semana. Saudações e reconhecimento à Marla e à Kátia Silvina pela disponibilidade, generosidade e competência no apoio logístico ao evento. Agradecimentos à direção acadêmica por tornar possível a realização das nossas pretenções artísticas e intelectuais. Agradecimentos e carinho especiais aos mestres e acadêmicos que abrilhantaram este acontecimento com performances e apresentações decorrentes do trabalho realizado em sala de aula durante o semestre, com a orientação diligente de nossos queridos professores. Saudações e agradecimentos especialíssimos à Comissão Organizadora do evento. A vocês acadêmicos: Ariosvaldo Leal de Jesus,Corália C. Cardoso Santos, Ellen dos Santos Oliveira, Elma Ribeiro Andrade, Jéssyca Gomes de Souza, Jocilene Monteiro dos Santos, Luiz Carlos Nascimento da Hora,Sérgio Murilo da Silva, Suzy Dayse Vasconcelos Bezerra da Silva, Valdilene Almeida Menezes,Valéria Augusta da Cruz,Valtemir de Sá Rocha,Vera Norma Araújo G. Silveira, dedico, em especial, os louros de mais esta vitória!!!

Vilma Mota Quintela
Coordenadora do Curso de Letras



A prof. Cristiane Moraes, diretora Acadêmica da FSLF, e o prof. Marcos Vinícius, de Cultura Sergipana, posam, rodeados por seus pupilos




A professora Sara Rogéria apresenta o Sarau Poético no encerramento da III Semana de Letras



O Professor Marcos Vinícius seduz a platéia palestrando sobre cinema nordestino e estereótipos regionais



O Feminino na poesia



Os acadêmicos Jhon Eldon Barbosa e Ydiane Silva emocionam a platéia com textos de João Cabral de Melo Neto, Caio Fernando Abreu e Rubem Fonseca.



Prof. José Raimundo Galvão fala sobre a presença do latim na língua portuguesa



Didática e avaliação na Nova Escola, sob a ótica do prof. Claudiano Soares



Acadêmicos do 1º período de Letras apresentam o projeto "Batismo Digital"



Contos orais e cantigas de roda como dispositivos pedagógicos



A coordenadora Vilma Quintela ladeada pela Comissão nota 10!!!

II SEMANA DE LETRAS

VISITE O BLOG DA II SEMANA DE LETRAS
http://semanadeletrasfslf.blogspot.com



A Semana de Letras da Faculdade São Luís de França é um evento de cunho acadêmico científico e cultural que tem como principal objetivo compartilhar com o conjunto dos estudantes do curso, o corpo docente e demais interessados os resultados do processo de ensino-aprendizagem, colhidos no contexto específico das disciplinas vigentes. Para além desse momento interdisciplinar, em que ocorre o intercâmbio de trabalhos produzidos no decorrer das diversas práticas e atividades realizadas durante o semestre, a Semana de Letras conta com a presença de convidados que vêm enriquecer o evento, trazendo em forma de conferências, debates ou apresentações artísticas, contribuições de importância crucial ao desenvolvimento do tema gerador do encontro. A II Semana de Letras da FSLF trará como tema “A Presença da Cultura Popular na Literatura Nordestina”, e terá como destaque a apresentação da Banda de Pífano de Aracaju e as participações do pesquisador e folclorista Jackson da Silva Lima e do poeta cordelista João Firmino Cabral, nomes de grande valor no contexto da cultura sergipana.

Vilma Mota Quintela
Coordenadora do Curso de Letras



Foi destaque, no dia 25, a mesa redonda sobre a literatura de cordel e a tradição popular nordestina, com a presença do cordelista sergipano João Firmino Cabral, considerado, dentre os poetas em atuação, uma das maiores expressões da literatura popular nordestina, e dos poetas Gigi (Josineide Dantas) e Zé Antônio, ambos sócios fundadores e membros atuantes da ASCORESE (Associação de Cordelistas e Repentistas de Sergipe). O evento contou ainda com a exibição do documentário Cordel Nosso, de Marcelo Roque. Levado ao ar pela TV Aperipê, em 2006, o documentário em vídeo nos dá uma noção singular do movimento contemporâneo do cordel e do repente em Sergipe. Nossa imensa gratidão aos poetas que vieram, generosamente, enriquecer a nossa Semana, com a transmissão de saberes de inestimável valor, muitos dos quais não se aprendem em livros. Que da experiência vivenciada surjam e se desenvolvam novas iniciativas, estudos e trabalhos em torno da nossa secular e substancial cultura popular.









O AUTO DA BARCA DO INFERNO
Quinhentismo, obra concebida em português arcaico por Gil Vicente, reconhecido como o primeiro dramaturgo da língua portuguesa, teve uma inusitada versão no dialeto "nordestinês", na II Semana de Letras da FSLF. Matéria de estudo da disciplina Literatura Portuguesa I, a peça, que compõe a "trilogia das barcas", foi brilhantemente adaptada pela acadêmica Suzy Dayse Vasconcelos que dirigiu e, junto com seus colegas do 3º período, produziu um espetáculo digno de nota. Há que se destacar o cenário em estilo barroco, assinado pela também acadêmica Ana Moura; a trilha sonora idealizada por Suzy, que juntou sucessos esquecidos de Paulo Diniz com clássicos da MPB de Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Raul Seixas; o rico figurino, com destaque para a caracterização do diabo (que virou uma extravagante diaba na versão nordestina) e de Gil Vicente, que aparece na peça como narrador; e a performane visceral de Suzy Dayse, interpretando "Cálice". Isso sem falar no elenco de atores e figurantes (confira a ficha técnica no 1º post dedicado à peça), formado por acadêmicos que se revelaram verdadeiros valores artísticos. O resultado, como não podia deixar de ser, foi o deleite e a receptividade geral dos presentes, que se emocionaram com o belo resultado, decorrente de um árduo trabalho, feito com o amor característico dos amadores e a responsabilidade esperada dos profissionais. Parabéns. Sem dúvida, nota 10!
FICHA TÉCNICA

O AUTO DA BARCA DO INFERNO
DE GIL VICENTE

3º Período de Letras ( 2009/2)

Prof .Dra. Vilma Mota Quintela

Adaptação, Direção e Sonoplastia
Suzy Dayse Vasconcelos

Personagens
Diabo- Ângela Cristina
Companheiro- Maria Klejdi
Anjo- Magda Cavalcante
Fidalga- Maryssandra Melo
Agiota- Ana Claudia Ribeiro
Parvo- Paulyne Souza
Sapateiro- Claudia Andrade
Frade- Marivaldo dos Santos
Cabocla- Deise Nascimento
Brígida –Rosélia Vieira
Corregedor- Joseane Inácio
Narrador- Ana Moura
Patativa- Carmélia Menezes
Poeta-Maria Tamires
Poeta-Paula Graziella
Poeta- Suzy Dayse

Sonoplastia Técnica
Jairo e Robson

Cenário
Ana Moura

Logística
Mara e Flávia



A via poética é uma das mais ricas formas de se apresentar/apreciar a arte.
Originou-se e desenvolveu-se a partir das Dionisíacas festas em honra ao deus dionísio, que incluía o espetáculo de mímica,dança,música, poesia etc...
Análoga a uma via sacra, diferenciando-se pela essência da motivação - a arte literária ao invés da religiosidade - a via poética resulta numa perfeita integração entre o artista, o apreciador da arte e a própria arte.
Durante a via poética foram declamados poemas de Vinicius de Moraes, Fernando Gullar e Cecília Meireles entre outros.Foram intérpretes dos poemas os acadêmicos: Amanda de Carvalho, Aline Carolina,Cleyanne Menezes, Jaqueline Tavares, Janete dos Santos,Micaela Alves e Silvânia Santos.
O cenário ficou lindíssimo, parabéns ao professor José Adelmo Menezes de Oliveira, idealizador da via poética e a todos os acadêmicos que construiram esse momento ímpar.
Postado por Profa.: Suzy Dayse - Consultoria e Cursos



PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE LETRAS
DIA 23/11

19h: Abertura: Banda de Pífano (apresentação ao ar livre, no espaço reservado ao varal poético, em frente à sala 14).
sala 14
19h: 30: A Língua de Eulália (representação da novela sociolingüística de Marcos Bagno, por acadêmicos da FSLF);
20h:30: Preconceito lingüístico (documentário produzido por acadêmicos da FSLF, com base na obra Preconceito linguístico, de Marcos Bagno.
21h: Sarau poético com acadêmicos da FSLF e coquetel regional.

DIA 24/11

Sala 11
16h: Exibição do filme A hora da estrela, de Suzana Amaral, e apresentação de um estudo comparativo entre o filme e o romance homônimo, de Clarice Lispector, por Suzy Dayse Vasconcelos e Jaqueline T. Mendonça (acadêmicas da FSLF).
Auditório
19h: “Via Poética”, com acadêmicos de Letras da FSLF (apresentação itinerante).
19:30h: “A Presença da tradição popular na cultura” ( palestra com o pesquisador-folclorista Jackson da Silva Lima).
21h: Exposição, feira de cordéis e coquetel regional.

DIA 25/11

Sala 11

16h: Exibição do filme Vidas Secas, de Lima Barreto, e apresentação de estudo comparativo entre o filme e o romance homônimo, por Almiro R. Santos Filho e Wellington M. Amaral Jr. (Acadêmicos da FSLF).

Auditório
19h: O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente: adaptação livre da peça por acadêmicos do curso de Letras da FSLF.
20h: Mesa redonda: a literatura popular em debate, com o poeta cordelista João Firmino Cabral e com os poetas populares Gigi (Josineide Dantas) e Zé Antônio;
21h:10: Exposição e feira de cordéis com a presença dos autores e coquetel regional.
21h: 50: Encerramento das atividades referentes à Semana de Letras.

DIAS 26 e 27 de Novembro
Auditório
Períodos matutino e noturno: II Mostra de Iniciação Científica.
Postado por Profa.: Suzy Dayse - Consultoria e Cursos às 22:44









ABERTURA DA SEMANA CONTOU COM O SUCESSO DA LÍNGUA DE EULÁLIA.












O layout gráfico foi criado por Almiro Rodrigues, acadêmico de Letras.Parabéns, ficou lindo!!!!